PROGRAMA NOVAS CONEXÕES

Paulista promete programa que vai universalizar a internet para alunos da rede municipal

O município tem quase 20 mil alunos na rede municipal

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 28/08/2020 às 17:56 | Atualizado em 28/08/2020 às 18:39
Foto: Fotos Públicas
Cursos serão ministrados no modelo EAD - FOTO: Foto: Fotos Públicas

O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, lançou, nesta sexta-feira (28), o Programa Novas Conexões - Bases para a Escola do Futuro, no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I. Trata-se de uma iniciativa para universalizar o acesso à internet para os alunos da rede municipal de ensino, com um modelo híbrido, material pedagógico e aulas online.

 

O programa tem o objetivo de ampliar os canais de comunicação e criar condições para os professores e alunos executarem as atividades remotas durante o período em que as aulas presenciais estão suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. Paulista tem quase 20 mil estudantes na rede municipal e, segundo a prefeitura, será a primeira cidade a universalizar o acesso à internet. 

Um aplicativo será disponibilizado para os alunos e na plataforma será possível realizar as pesquisas e assistir as aulas. Os conteúdos serão divididos para os Anos Iniciais, Finais e o EJA.

"Em relação às aulas remotas, nós vamos conversar com o Sindicato dos Professores para avaliarmos a melhor forma de cumprirmos a carga horária estabelecida”, enfatizou o secretário de Educação, Carlos Júnior.

Além dos alunos, a prefeitura afirma que os 1.400 professores da rede também receberão Chrome Books, computadores pessoais para o planejamento e execução das atividades remotas. 

“O professor já está acostumado a enfrentar desafios em sala de aula. E com a pandemia isso veio de uma forma abrupta. Então esse projeto Novas Conexões veio para ajudar tanto os professores como os alunos. Nós não nascemos sabendo e acredito que vamos superar e todos nós temos que nos adaptar e que isso tudo vai passar”, disse Sílvia Tavares, professora da Escola Municipal Irmã Assunta, um das que recebeu o computador.

A implantação do Programa Novas Conexões acontecerá em etapas. A começar por ações formativas sistemáticas e direcionadas; em seguida acesso à internet aos professores e alunos; distribuição de material pedagógico impresso; criação do Portal da Educação do Paulista e lançamento do aplicativo Família Conectada.

A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com a prefeitura de Paulista para saber quando os alunos terão acesso, de fato, aos materiais e conteúdos do programa, mas não obteve resposta até a última atualização deste texto. Assim que houver retorno da prefeitura, esta matéria será atualizada. 

Conecta Ai, programa do governo de Pernambuco para alunos da rede estadual 

No início do mês de agosto, o governo de Pernambuco também lançou um programa semelhante para atender os alunos e professores da rede estadual de ensino.



Após quase cinco meses de pandemia, o governador Paulo Câmara anunciou um investimento de R$ 23 milhões para garantir internet aos estudantes ainda no ano letivo de 2020. O programa foi batizado de "Conecta Aí" e, de acordo com o governo de Pernambuco, vai beneficiar cerca de 500 mil alunos.

Comentários

Últimas notícias