Com a reabertura dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) programada para a próxima terça-feira (1º), o Ariano Suassuna, localizado na Avenida Abdias de Carvalho, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, receberá uma estação itinerante da covid-19. Na capital pernambucana, outros sete locais também serão beneficiados com o projeto, que promove a distribuição de máscaras e orientações para a população sobre a prevenção contra o novo coronavírus. As estações itinerantes serão montadas na próxima segunda-feira (31) e seguem nos espaços até a sexta (4).
Além do Compaz Ariano Suassuna, as tendas estarão no Parque 13 de Maio, na Boa Vista; na Praça Amaro Albino Pimental, em Ponto de Parada; na Praça do Trabalho, em Casa Amarela; na Praça das Lavadeiras, em Areias; em Boa Viagem, na Rua Bruno Veloso; na Escola Gilberto Freyre, no Vasco da Gama, e na Praça dos Guerreiros, na Cohab. As estações funcionam das 8h às 16h. No período, a Prefeitura do Recife vai continuar a ação porta a porta, realizada pelas equipes de Saúde da Família em áreas mais vulneráveis. Os profissionais fazem a distribuição de kits de higiene e máscaras.
Na segunda-feira (31), a ação ocorre na Comunidade de Jagatá/Vila do Sesi, no Ibura. Na terça (1º), é a vez da Comunidade Escorregou Tá Dentro, em Afogados. Na quarta (2), o porta e porta será realizado na Comunidades do Viveiro e do Salgado, em Santo Amaro. Na quinta (3), as equipes da secretaria de saúde visitam os moradores da Comunidade Ribeirinha Palafitas da Ponte do Pina. "As estações itinerantes prestas informação e orientação, distribuindo máscaras paras as famílias que não conseguiram comprar, e hipoclorito de sódio, para fazer a limpeza dos alimentos", explica o prefeito Geraldo Julio.
- Veja os onze pontos do Recife que recebem as estações itinerantes para orientação sobre coronavírus nesta semana
- Veja novos pontos do Recife que recebem as estações itinerantes para orientação sobre o coronavírus
- População vulnerável do Recife recebe cuidados de higiene nas estações itinerantes
- Estações Itinerantes da Covid-19 chegam a oito bairros do Recife a partir desta segunda-feira (10)
- Mais oito bairros do Recife receberão as Estações Itinerantes de Orientação sobre a covid-19
Reabertura dos Compaz
A partir da próxima terça-feira (1°) os Compaz do Recife retomarão as atividades. Apesar da reabertura, os atendimentos à população serão parciais. As Fábricas de Cidadania voltam a receber os usuários para resolverem demandas no Procon, Cras, Secretaria da Mulher, Mediação de Conflitos, entre outros. As bibliotecas também vão abrir, mas com 30% da sua capacidade e só poderão frequentar os espaços jovens acima de 16 anos. O atendimento será prioritário para os jovens das comunidades que vão fazer ENEM / vestibular 2020-2021.
Segundo a Prefeitura do Recife, só serão permitidos os atendimentos e circulação pelos equipamentos de quem estiver utilizando máscara de forma correta. Além disso, haverá banheiros disponíveis para lavar as mãos, e a disponibilização de álcool em gel para os usuários. Atualmente, existem três unidades do Compaz: Eduardo Campos, localizado na Avenida Aníbal Benévolo, Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife; Ariano Suassuna, localizado na Avenida General San Martin, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste; Miguel Arraes, localizado na Avenida Caxangá, no bairro da Madalena, também na Zona Oeste.
Comentários