ciclofaixa

Cabo de Santo Agostinho implementa sistema cicloviário

Caso haja invasão dos espaços destinados aos ciclistas, haverá registro de infração, como aplicação de multa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 31/08/2020 às 16:02 | Atualizado em 31/08/2020 às 16:42
DIVULGAÇÃO/SECOM
Início das obras das ciclofaixas no Cabo de Santo Agostinho - FOTO: DIVULGAÇÃO/SECOM

O sistema cicloviário será implementado no Cabo de Santo Agostinho com mais de 18 quilômetros de ciclofaixa pela Prefeitura da cidade. As sinalizações iniciaram nesta segunda-feira (31), na Cohab. O objetivo é proporcionar um tráfego mais seguros entre os tipos de locomoção. Caso haja invasão dos espaços destinados aos ciclistas, haverá registro de infração, como aplicação de multa.

Os mais de 18 quilômetros que serão implementados no município acompanhará os bairros da Cohab, Centro, Vila Social, Vila Roca e Garapu, além de cinco ciclorrotas compartilhadas com o anel viário de Garapu. A Avenida Eraldo Barros, no bairro da Cohab foi a primeira a ganhar sinalização nos primeiros 1,3 quilômetros de via. A colocação de tachões refletivos tem o intuito de delimitar e proporcionar um tráfego mais seguro entre todos os tipos de locomoção. Em caso de possível invasão dentro dos espaços destinados aos ciclistas, haverá registro de infração, com aplicação de multa.

DIVULGAÇÃO/SECOM
Ciclofaixa Cabo de Santo Agostinho - DIVULGAÇÃO/SECOM

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Fábio Fonseca, um dos objetivos da implementação da via é oferecer segurança ao ciclista. "Com a implantação do Sistema cicloviário todos aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte terão mais segurança e mobilidade em seus deslocamentos, além de contribuírem com o disciplinamento do trânsito". A primeira faixa exclusiva para bicicletas já está funcionando na Avenida Historiador Pereira da Costa, no centro

Nas ciclofaixas, vias destinadas à circulação exclusiva de bicicletas, não é permitido estacionar veículos, salvo os carros em atendimento de emergência, como ambulâncias. A gerente de Trânsito da Secretaria de Defesa Social do Cabo, Paloma Dias, explicou que a fiscalização será feita pelos agentes de trânsito. “É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização, transitando ou estacionando veículos na ciclofaixa, estarão passíveis de autuação. As multas variam de grave a gravíssima multiplicada por três, com valores de R$ 195,23 ( mais 5 pontos na CNH) a R$ 880,41 ( mais 7 pontos na CNH)”.

DIVULGAÇÃO/SECOM
Ciclofaixa Cabo de Santo Agostinho - FOTO:DIVULGAÇÃO/SECOM

Comentários

Últimas notícias