Retorno

Volta às aulas em Fernando de Noronha terá protocolo rígido e limite de até 40% dos alunos em sala

O retorno gradual acontece a partir da próxima terça-feira (22)

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 17/09/2020 às 18:57 | Atualizado em 22/09/2020 às 7:27
JAILTON JR/JC IMAGEM
Alunos têm medo de retorno das aulas presenciais - FOTO: JAILTON JR/JC IMAGEM

Atualizada em 22 de setembro de 2022

A Ilha de Fernando de Noronha será o primeiro local de Pernambuco onde os alunos poderão retornar às aulas presenciais. Na próxima terça-feira (22), a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFM) Arquipélago Fernando de Noronha reabrirá as portas seguindo novos protocolos de saúde. A ilha foi a primeira a ser liberada pelo governo estadual porque não registra transmissão comunitária da covid-19 desde o final de abril.

A decisão pela retomada das aulas na ilha levou em consideração a ausência de transmissão comunitária há vários meses. Apesar dos bons índices alcançados, a Secretaria Estadual de Educação lembra que "é de fundamental importância que as escolas observem as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações".

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (22), regulamenta a retomada das aulas e demais atividades de forma presencial nas instituições de Educação Básica situadas em Noronha; confira o calendário:

I – A partir de 22 de setembro de 2020: Ensino Médio;
II – A partir de 29 de setembro de 2020: Anos Finais do Ensino Fundamental;
III – A partir de 06 de outubro de 2020: Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
IV – A partir de 13 de outubro de 2020: Infantil III (Grupo 5 anos) da Educação Infantil;
V – A partir de 20 de outubro de 2020: Infantil II (Grupo 4 anos) e infantil I (Grupo 3 anos) da Educação Infantil;
VI – A partir de 27 de outubro de 2020: Maternal e Berçário.

Com um calendário pré-definido, o Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-Me-Quer, que também fica em Noronha, voltará a receber os alunos no dia 13 de outubro. A EREFM Arquipélago Fernando de Noronha conta com 402 alunos do ensino médio e dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, enquanto que o CIEI Bem-Me-Quer atende 217 crianças da educação infantil e berçário, informou a Secretaria de Educação e Esportes.

Nos outros municípios de Pernambuco as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 22 de setembro, quando o Governo do Estado deve se pronunciar sobre o assunto. 

Medidas

Para o retorno, ambas as unidades tomaram medidas de proteção e prevenção, como a aquisição de totens de álcool em gel, termômetros, máscaras e face shields; realização de serviços de manutenção, instalação de novas pias para lavagem das mãos e o seguimento das medidas sanitárias previstas no protocolo setorial de educação.

Os professores passarão a contar com atividades de formação e acolhimento antes do início das atividades presenciais com os alunos, informou a pasta. Serão distribuídas três máscaras para cada aluno e protetores faciais para os professores. Turmas que continham entre 30 e 40 alunos, retornarão com 12. 

Comissão

A Escola de ensino básico também criou uma Comissão de Planejamento para discussão da Retomada das Atividades. Às medidas de organização conta com a participação de representantes do Conselho Distrital, família, estudantes, Superintendência de Educação de Fernando de Noronha, vigilância sanitária e assistência social.

O secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, disse que a experiência em Noronha será fundamental para a retomada das unidades educacionais em todo o Estado. “É a primeira vez que o protocolo setorial de educação será posto em prática nas nossas escolas. O retorno das aulas presenciais na ilha será acompanhada com especial atenção, pois nos ajudará a compreender ainda mais o processo”.

Comentários

Últimas notícias