Um novo passo foi dado para a requalificação da orla das praias de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul do Recife. Em assembleia realizada na noite dessa quinta-feira (24), representantes da prefeitura e da Associação dos Barraqueiros de Coco de Boa Viagem (ABCR) assinaram um Termo de Autorização de Uso de Bem Público, que tem duração de dez anos. O documento é a extensão do “Acordo de Cooperação”, celebrado em julho, para requalificar os quiosques das praias.
Na ocasião, foi feita a apresentação dos novos quiosques do Projeto Orla Viva, que foi aprovado por unanimidade. Com a assinatura do termo, a ABCR e quiosqueiros poderão captar investimentos por meio de parcerias privadas. Com isso, a reforma não terá custo para o município; será financiada por meio de patrocínio. À prefeitura, caberá aprovar a proposta enviada pelos trabalhadores.
>> Quiosques de Boa Viagem, no Recife, mais perto da requalificação
A empresa que fechar negócio ficará responsável pela reconstrução dos quiosques, assim como realizar manutenção corretiva e preventiva ao longo dos próximos 10 anos. Em troca, poderá fazer merchandising e outras parcerias privadas diretamente com os proprietários. A última vez que os estabelecimentos passaram por reforma foi em 2009.
Para o secretário de mobilidade e controle urbano do Recife, João Braga, o projeto tem um olhar integrado com a história da cidade para os próximos dez anos. Por isso é um acordo de confiança mútua, que será algo muito bom para a cidade, já que, segundo ele, a capital pernambucana irá ganhar um equipamento novo, bonito, bom de ver e de trabalhar.
Projeto Orla Viva
O Projeto Orla Viva também contempla a capacitação profissional gratuita dos quiosqueiros. Com isso, foi firmada parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que devem ministrar cursos profissionalizantes.
Mais de 2.500 pessoas, entre donos e funcionários, já se inscreveram para participar das aulas, que vão da gestão e administração correta de dinheiro à manipulação de alimentos e atendimento ao público.
Comentários