Uma orla composta por praias com estrutura e equipamentos em estado de conservação bastante diferentes. Quem visita Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), pode ter esta impressão ao chegar a Barra de Jangada, Candeias e Piedade. Enquanto uma possui calçadão e pista de cooper recentes e preservados, como Candeias, outra sofre com a ação do tempo, com calçadas e bancos quebrados e desgastados, o que acontece próximo ao Convento de Nossa Senhora da Piedade. O que as três têm em comum, no entanto, são as placas que alertam para o risco de tubarão praticamente apagadas ou pichadas, a falta de equipamentos de lazer e esgoto a céu aberto.
Em Barra de Jangada, o principal problema é esgoto, às margens da pista, deixando mau cheiro nos arredores. Mais para frente, na Praia de Candeias, um cenário mais organizado, diferente de Piedade. No local, desde o trecho próximo à igreja, até perto da limite com o Recife, diversos bancos quebrados e destruídos. Em alguns pontos, a escadaria de concreto e o piso do calçadão estão irregulares. Para o fisioterapeuta Marcelo Sampaio, 29 anos, que vive em Candeias desde que nasceu, a estrutura da praia melhorou nos últimos anos. Mas a ausência de melhorias leva moradores da área para outras praias.
“Eu já ouvi falar de projetos para juntar com a orla de Boa Viagem. Acho que era importante. Muita gente é de Candeias e deixa de correr e caminhar aqui por causa disso, é só esse espacinho. Prefere ir para Boa Viagem onde o percurso é mais extenso”, comenta. Marcelo conta que o ideal era construir equipamentos de lazer e esportes. A autônoma Ana Paula Braga, 50 anos, concorda com o fisioterapeuta. Ela declara que gostaria que fosse construída uma academia popular na Praia de Piedade. “A estrutura está horrível. A pista para caminhar é ruim, falta calçamento em vários trechos. Acho que deixaram os prédios invadirem muito e agora não tem lugar para fazer o calçadão completo”, diz.
Ana Paula reclama também da condição dos bancos e da falta de segurança. Se a situação é ruim para quem visita as praias de Jaboatão, é mais complicada ainda para quem trabalha no local. Há 28 anos dona de uma barraca na Praia de Piedade, próximo à igreja, Maria de Oliveira, 50 anos, ressalta que apenas nas últimas semanas o lugar passou a ter banheiros. “No fim de semana colocavam alguns banheiros químicos, mas depois tiravam. Recentemente chegaram, e são até organizados. Mas tem poucos. É um banheiro para uma área grande”, afirma. O desejo de Maria de Oliveira é água encanada e chuveiros para os banhistas.
A comerciante Rosa da Silva, 56 anos, também está há 28 anos no mesmo trecho da praia de Piedade. Para ela, além da falta de chuveiros, um problema que incomoda banhistas e comerciantes é o esgoto. “Quando chove, fica parecendo um rio. Os clientes saem da área porque não têm lugar para sentar e fica um mau cheiro. Isso acontece principalmente no inverno, mas se der uma chuva forte também”, declara Rosa, acrescentando que a prefeitura sabe do problema. “Tenho 28 anos de praia e nunca vi essa área tão desorganizada como agora”, diz. Em todos os trechos dos oito quilômetros da orla de Jaboatão foi possível observar placas de alerta desgastadas ou até faltando.
- Veja imagens de carros de luxo apreendidos durante operação nas prefeituras do Recife e de Jaboatão
- PF: empresa com contratos de R$ 57 milhões no Recife e Jaboatão teria poucos funcionários e patrimônio de R$ 18 mil
- Veja os candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes nas eleições 2020
- Polícia Civil fecha três clínicas ilegais de próteses dentárias em Jaboatão
- Comerciantes da orla de Jaboatão irão receber linha de crédito
Resposta da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e do Cemit
Sobre os problemas, a Prefeitura de Jaboatão declarou ter lançado este mês o Projeto Praia Viva, que contempla a colocação de banheiros ecológicos em Piedade e Candeias. A previsão, segundo a prefeitura, é de que o serviço seja ampliado. Em relação aos equipamentos de lazer, afirmou que entregará em outubro uma quadra poliesportiva em Piedade, e mais duas devem ser construídas em Candeias. O projeto de requalificação da orla de Piedade está em fase de conclusão, disse a prefeitura, acrescentando que estão incluídas melhorias no calçadão e instalação de equipamentos de lazer e pista de cooper.
“Há três semanas foi criada a ciclofaixa de 9,5 km ligando os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, que funciona aos domingos e feriados. Em relação às placas de aviso de ninhos de tartaruga, a Prefeitura de Jaboatão informa que está em fase de cotação de preço para a aquisição de novos equipamentos, que substituirão os atuais”, diz a nota. Em relação aos esgotos a céu aberto, a gestão acrescentou que a Vigilância Ambiental notificou os proprietários dos imóveis, e avisou que está finalizando projeto para redirecionar a água dos esgotos, enquanto a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) não conclui a obra de saneamento básico. Sobre bancos e calçadas, a prefeitura disse já ter planejamento para recuperá-los, mas não definiu prazo.
A reportagem também procurou o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para falar sobre a situação das placas que alertam para o risco de ataques nas praias. O órgão informou já estar tomando providências junto à empresa contratada para confeccionar a sinalização. Vistoria do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) constatou que os equipamentos descoloriram antes do prazo estabelecido pela empresa. “Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) está concluindo um levantamento do estado físico das placas para iniciar licitação para aquisição de novas. É importante ressaltar que, muitas vezes, é a ação de vândalos que danifica as placas”, diz a nota.
Comentários