evento

Catadores de materiais recicláveis da comunidade do Coque, na Área Central do Recife, recebem kits de EPI's

Eles também participaram de uma oficina profissionalizante

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 30/09/2020 às 15:40 | Atualizado em 30/09/2020 às 16:15
PATRINY ARAGÃO/SETEQ
Os catadores de materiais recicláveis que participaram da oficina receberam certificado - FOTO: PATRINY ARAGÃO/SETEQ

Cerca de 70 catadores de materiais recicláveis na comunidade do Coque, no bairro de Joana Bezerra, na Área Central do Recife participaram de uma oficina de capacitação, nesta quarta-feira (30), e receberam entregas de kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A ação fez parte de uma iniciativa realizada pelo projeto Rescate, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ).

Os kits entregues eram compostos por três fardamentos, três capas de chuva, dois coletes luminosos, três pares de luvas vaqueta, três pares de luvas de borracha, três máscaras respiratórias, um protetor auricular, três pares de botas borracha, dois aventais e três óculos de proteção. Além do kit, quem participou da oficina irá receber também certificado de conclusão.

Para o Secretário do Trabalho, Alberes Lopes, que esteve no evento, os equipamentos irão ajudar os catadores a conseguir seu sustento, de forma equipada e segura. Com o objetivo de estimular a organização produtiva dos catadores e as atividades que eles realizam no meio ambiente e na sociedade, o programa pretende beneficiar mais 700 profissionais dessa área até o final do ano.

Rescate

Segundo a pasta, o Rescate já capacitou 90 profissionais de cooperativas e 600 que atuam em ruas e lixões. Com isso, ao todo, 12 polos foram realizados e 1000 mil kits de EPI’s entregues. Com o retorno das atividades, que teve que fazer uma pausa devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto vai para sua última fase, em dezembro, com a compra de equipamentos, como prensas hidráulicas verticais, balanças digitais, empilhadeiras, mesas e cadeiras para escritórios, entre outros, para contemplar 20 cooperativas.

A iniciativa atua com redes de cooperação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, e com empreendimentos econômicos solidários em 33 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Norte.

Comentários

Últimas notícias