CÂNCER DE MAMA

Hospital de Câncer de Pernambuco lança campanha do Outubro Rosa com o tema "Já fez sua mamografia este ano?"

Campanha incentiva que mulheres façam o exame e reforça que o HCP realiza este tipo de atendimento durante o ano todo

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 01/10/2020 às 16:14 | Atualizado em 01/10/2020 às 16:26
DIVULGAÇÃO
O HCP é referência no tratamento de câncer no Estado. - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inicia o mês lançando a campanha "Já fez sua mamografia este ano?", em sintonia com a ação mundial Outubro Rosa, que volta o foco para a conscientização sobre o câncer de mama.  Todo o conteúdo da campanha já pode ser conferido no site do hospital e nas redes sociais @sigahcp. 

Referência no tratamento da doença no Estado, o HCP alerta que, se detectado no início, o câncer de mama, principal tipo de câncer que acomete as mulheres em todo o mundo, tem 95% de chances de cura, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Para que isso aconteça, é importante que seja feito o acompanhamento médico periódico e a realização dos exames de rastreio, em especial, a mamografia - a maneira mais eficiente de identificar a doença antes dos nódulos nos seios serem palpáveis. 

Outubro é um mês em que se põe mais luz sobre a prevenção deste tipo de câncer, mas o HCP faz mamografias durante todo o ano. A equipe médica do HCP recomenda que a mulher se submeta ao exame anualmente, a partir dos 40 anos de idade, mas em caso de histórico familiar o procedimento pode ser solicitado por um médico em idades mais jovens e em intervalos menores. Para fazer a mamografia no Hospital de Câncer, a paciente deve fazer o agendamento por telefone, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, no número (81) 3217.8188. Em 2019, foram realizadas mais de 10 mil mamografias na instituição.

“O Outubro Rosa serve como alerta para que a mulher se conscientize da importância da mamografia. Mesmo neste momento de pandemia da covid-19, o exame deve ser feito. Quanto mais cedo a doença for detectada, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de cura. Sabendo dessa importância, nos preparamos para atender às pacientes seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde municipais e estaduais”, ressalta o superintendente técnico do HCP, Fábio Malta.

Ainda visando estimular o diagnóstico precoce e reforçar a importância do imediato início do tratamento após a confirmação da doença, o HCP uniu forças com o Hospital da Mulher do Recife (HMR). Durante o mês de outubro, as pacientes do HMR, que realizarem a mamografia e tiverem indicativo de câncer de mama, já serão agendadas pela equipe do HMR para iniciarem o tratamento no HCP. A ação tem o objetivo de proporcionar o imediato início do tratamento, além de evitar que a paciente precise locomover-se para realizar o agendamento da consulta com o mastologista no Hospital de Câncer ou em outra instituição de saúde.

Mamografia em Olinda

Também nesta quinta-feira (1º), a Secretaria de Saúde de Olinda divulgou o calendário do caminhão do mamamóvel, que percorrerá bairros do município, realizando mamografias gratuitamente em mulheres de 50 a 69.

A programação tem início nesta segunda-feira (5), na Policlínica Rio Doce, na segunda etapa do bairro. Para serem atendidas, as pacientes precisam levar o documento de identidade e cartão do SUS. O atendimento será feito mediante a distribuição de fichas, por ordem de chegada.

Confira o calendário de atendimento e percurso do mamamóvel em Olinda:

Segunda-feira (5), das 8h às 17h na Policlínica Rio Doce II Etapa, na Avenida Frederico Lundgren, S/N.

Quarta-feira (7), das 8h às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Atlântico II, na Rua Rutilo, 29.

Quarta-feira (14), das 8h às 17h, na Policlínica São Benedito, na Rua Dunas - São Benedito, S/N.

Segunda-feira (19), das 8h às 17h, na USF Bultrins e Bultrins Monte I e II, na Rua Manoel Regueira, 821.

Quarta-feira (21), das 8h às 17h, USF Cohab Peixinhos I, II e III, na Avenida Nacional, S/N.

Segunda-feira (26), das 8h às 17h, USF Vila Manchete, na Rua Genipapo, S/N.

Quarta-feira (28), das 8h às 17h, Policlínica da Mulher de Olinda, na Avenida Joaquim Nabuco, 650.

O câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve pela multiplicação desordenada de células na região da mama. A doença não tem causa única, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença – segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos - Ainda entre os principais fatores de risco estão obesidade e sobrepeso, consumo de cigarro e bebida alcoólica, sedentarismo, histórico familiar de câncer de mama em homens, alteração genética, entre outros.

Comentários

Últimas notícias