Cultura nordestina

Museu Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste pernambucano, tem pedido de tombamento aceito

Local que reúne obras do artesão está sob risco de desabamento

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 08/10/2020 às 19:27 | Atualizado em 08/10/2020 às 19:40
DIVULGAÇÃO
Museu Mestre Vitalino, em Caruaru - FOTO: DIVULGAÇÃO

A casa onde morou Mestre Vitalino será tombada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. Pedido foi aceito pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco nesta quinta-feira (8), data em que é celebrado o Dia do Nordestino. O local é um patrimônio histórico do Estado e do Brasil. Localizada na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o local abriga o museu em homenagem ao artesão. 

>> Obra de Mestre Vitalino vira espetáculo e será apresentado no Recife

>> Há 50 anos morria o mestre Vitalino

>> O Mestre Vitalino fotografado por Pierre Verger

Fechado desde o início da pandemia, no espaço está abrigada toda a geração de artistas da família do Mestre Vitalino. A Casa Museu Mestre Vitalino vem apresentando risco de desabamento.

Secretário do Trabalho, Emprego e Qualificalção, Alberes Lopes, destacou que “por isso, apresentamos o pedido de Tombamento, que foi aceito. Agora, vamos seguir os trâmites. Precisamos saber se a família vai concordar. Seja qual for o resultado, o importante é que esse patrimônio histórico, símbolo do Nordeste, seja preservado e cuidado”, disse.

Andamento

Com a aceitação do pedido de Tombamento, o processo é aberto e encaminhado à Gerência de Preservação Cultural (GPCULT), que aciona o setor jurídico. Ambos, elaboram o Edital de Tombamento e publicam no Diário Oficial e nos jornais de grande circulação da cidade. Logo após, o proprietário será notificado e terá 15 dias para aceitar ou contestar a ação. Assim que a publicação é feita no Diário Oficial, o bem já se encontra protegido contra destruição e/ou descaracterizações, até que haja a homologação do tombamento com inscrição no Livro do Tombo específico e averbação em cartório de registro de imóveis onde esse bem estiver registrado.

Uma equipe técnica da GPCULT/Fundarpe vai produzir uma pesquisa com levantamento histórico, gráfico e fotográfico, objetivando o embasamento técnico e documental para o tombamento do museu, lançando um parecer sobre o valor histórico cultural, que é encaminhado ao CEC.

Caso o pedido de tombamento receba parecer favorável, ele é emitido e encaminha à Secult-PE para conhecimento e encaminhamento ao governador do Estado, que homologa o tombamento, através de decreto com publicação no Diário Oficial do Estado. A Casa Museu será escrita no livro de tombo competente ao fim do processo, e cabe à Fundarpe/GPCULT o arquivamento e demais providências.

Comentários

Últimas notícias