O Hospital das Clínicas, localizado na Zona Oeste do Recife, realiza, pelo sexto ano, a Semana da Reconstrução Mamária em mulheres submetidas à mastectomia para o tratamento do câncer de mama. Nesta edição, a ação vai ser feita de 13 a 17 deste mês, pelo Serviço de Cirurgia Plástica, em parceria com a empresa Motiva Implantes, que vai fornecer as próteses.
>> Outubro rosa: Sport lança camisa para conscientização ao câncer de mama
Nesta edição, cinco mulheres acompanhadas pelo Serviço de Cirurgia Plástica que fizeram a remoção cirúrgica ou total da mama, como parte do tratamento contra o câncer de mama, serão beneficiadas.
O chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas, Rafael Anlicoara, explica que a cirurgia é uma questão de direito das mulheres previsto em lei. “A cirurgia de reconstrução mamária é um direito da mulher assegurado por lei e, além disso, integra o tratamento do câncer e lhe devolve a autoestima e qualidade de vida.” Ainda de acordo com Anlicoara, é importante estimular as mulheres submetidas à mastectomia a fazer a reconstrução.
Muitas vezes, elas não querem fazer esse procedimento por medo, mas é preciso deixar claro que a cirurgia é segura e traz muitos benefícios para a saúde física e mental da pacienteRafael Anlicoara - chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HC
O serviço integra uma série de ações em celebração ao Outubro Rosa no HC. Nos dias 14 e 15, acontecerão ações educativas na Portaria 4 e em diversos outros locais da unidade hospitalar, com distribuição de material informativo, exibição de vídeos, distribuição de laços cor-de-rosa e também uma campanha de arrecadação de lenços e produtos de higiene e de beleza a serem doados às pacientes.
Citação
Muitas vezes, elas não querem fazer esse procedimento por medo, mas é preciso deixar claro que a cirurgia é segura e traz muitos benefícios para a saúde física e mental da paciente
Rafael Anlicoara - chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HC
Comentários