Outubro chegou, e o País se veste de rosa para alertar sobre o câncer de mama. Uma doença que pode ser vencida, principalmente se for identificada cedo, antes de poder ser sentida ao toque. No estágio inicial, o tumor pode ser detectável pela mamografia, exame que é o principal aliado do diagnóstico precoce. No entanto, um dado importante acendeu o sinal de alerta dos especialistas: em tempos de pandemia do coronavírus, a taxa de realização de mamografias caiu 75% entre abril e maio no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Para a mastologista Luciana Limongi, um atraso que será sentido posteriormente. “Essa dificuldade de acesso vai impactar em diagnósticos mais avançados, em riscos de cronificação da doença”. Os serviços ofertados neste Outubro Rosa se mostram agora ainda mais importantes para reverter as faltas dos últimos meses.
“A paciente não deve ficar em casa com medo e ficar sem fazer o exame para a gente não perder os benefício que a identificação precoce dá: um tratamento menos agressivo, uma cirurgia mais conservadora, radioterapia em períodos mais curtos, muitas vezes não precisa de quimioterapia”, cita.
A médica garante que não há motivo para não procurar o exame por conta da covid-19. “Os serviços de saúde precisaram se adequar a esse novo normal e estão preparados para receber o paciente. Existe espaçamento durante os exames, é respeitado o distanciamento social, se mantém o uso da máscara e higienização das mãos”, diz. “Não dá para o rastreamento parar.”
A mamografia não evita o tumor, mas o consenso é que “quanto antes melhor”. A máxima vale também para adotar um estilo de vida mais saudável. “Colocar dentro da sua rotina atividade física regular, alimentação balanceada e pobre em gorduras e preservar a saúde mental pode reduzir 30% o risco”, comenta.
Em Pernambuco, algumas unidades de saúde vão ampliar a oferta de mamografias em razão do Outubro Rosa. Veja onde encontrar o serviço:
ONG CasaRosa
Organização Não Governamental voltada para auxiliar mulheres em tratamento contra o câncer de mama em hospitais públicos do Recife, a CasaRosa vai oferecer agendamento de 90 mamografias gratuitas para mulheres com 40 anos ou mais.
Interessadas devem ligar nesta quinta (8) e sexta-feira (9), entre as 8h às 14h, com o R.G. em mãos, para os números (81) 99465-7667 e 99473-9669.
O exame será realizados ainda em outubro, de acordo com a disponibilidade de laboratórios parceiros, como Lucilo Ávila e Lucilo Maranhão.
Paulista
Através do programa Amigo do Peito, a Prefeitura de Paulista vai beneficiar com mamografias gratuitas às mulheres com idade acima de 40 anos, moradoras dos bairros de Alameda Paulista, Mirueira, Jardim Paulista Baixo, Vila Torres Galvão. O serviço funciona ao longo do mês de outubro.
Para ser atendida, as mulheres devem estar cadastradas na USF do bairro, apresentar um documento de identificação e o cartão SUS.
Já nesta terça-feira (6), a unidade móvel estaciona em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Mirueira, na Av. Travessa do Campo, 366, próximo ao terminal.
Veja o cronograma completo:
- 06/10/2020 - USF Mirueira: Avenida Travessa do Campo, 366, Mirueira (Próximo ao terminal)
08:00H às 17:00H
- 09/10/2020 - Associação Hadan: Rua 27, 520, Jardim Paulista Baixo
08:00H às 17:00H
- 15/10/2020 - Centro de Saúde João Abimael/ PACS V.T.G: Rua André Vidal de Negreiros, S/N, Vila Torres Galvão
08:00H às 17:00H
- 16/10/2020 - Policlínica Hélio Inácio: Rua 63. SN, Jardim Paulista Baixo (ao lado do Mercado Público)
08:00H às 17:00H
Ipojuca
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipojuca retoma o cronograma do ônibus de mamografia em outubro. O serviço estava interrompido desde março, por conta da pandemia do coronavírus.
A partir desta quinta-feira (8), serão realizados 80 atendimentos por dia, ao público prioritários: mulheres de 50 a 69 anos. Casos fora da faixa etária podem fazer o exame se houver justificativa escrita no encaminhamento. Todas as localidades do município serão contempladas.
Veja o cronograma:
- 08/10 - Ipojuca (Espaço do SAE, antiga Policlínica)
- 16/10 - Nossa Senhora do Ó (Hospital Carozita)
- 22/10 - Camela (proximidades da Policlínica)
- 23/10 - Porto de Galinhas (proximidades da Policlínica)
- 29/10 - Serrambi (proximidades do SPA)
- 30/10 - Ipojuca (Espaço do SAE, antiga Policlínica)
Comentários