RELIGIÃO

Feriado de Nossa Senhora Aparecida é celebrado nesta segunda; confira programação no Recife

A santa é reconhecida oficialmente como padroeira do Brasil

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/10/2020 às 18:38 | Atualizado em 09/10/2020 às 18:38
Reprodução/Paróquia N.S. da Conceição Aparecida - Ipsep
A 62º da Festa de Nossa Senhora Aparecida teve início no 1º de outubro - FOTO: Reprodução/Paróquia N.S. da Conceição Aparecida - Ipsep

Conhecida como Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil é celebrada nesta segunda-feira (12). Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada como padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930, através de um decreto do papa Pio XI. A santa também foi reconhecida oficialmente como padroeira na lei brasileira. 

O dia 12 de outubro é feriado no Brasil desde 1980, ano em que o Papa João Paulo II consagrou a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. O local é o quarto santuário mais visitado do mundo e tem a capacidade de abrigar até 30 mil fiéis. 

Em Pernambuco, os devotos da Padroeira do Brasil costumam se reunir na paróquia localizada no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife. Quem quiser participar presencialmente deverá se inscrever através do site disponibilizado pela Paróquia

Também será possível acompanhar a programação através das redes sociais da Paróquia, no YouTube, Instagram ou Facebook.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira (9), a Paróquia realiza uma celebração eucarística às 19h00. No sábado (10), a programação conta com uma carreata que sairá da Capela São Vicente de Paulo às 18h. Um pouco depois, às 19h30, uma celebração eucarística será realizada na Paróquia. No domingo (11), outras duas celebrações acontecerão no local, a primeira será às 8h e a segunda às 19h30.

Na segunda-feira (12), acontece a solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A programação tem início às 5h da manhã com a caminhada de todas comunidades em direção a Igreja Matriz. O repicar dos sinos de todas as comunidades e o Ofício da Imaculada Conceição acontece às 6h, seguido pela celebração eucarística das 7h.

As 9h ocorre a primeira Missa Solene de Nossa Senhora de Conceição Aparecida do dia. Outra celebração eucarística está prevista na programação e deverá acontecer às 12h. A Adoração e Bênção com o Santíssimo Sacramento acontece às 15h30.

A missa de encerramento da 62ª festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida acontece às 16h e será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A carreata de encerramento sai da Igreja Matriz às 18h e percorre as ruas do bairro. A tradicional bênção dos carros será realizada às 20h.

Comentários

Últimas notícias