SAÚDE

Veja quem deve vacinar neste sábado durante o Dia D de imunização

Data é oportunidade para vacinar contra poliomielite, sarampo e colocar outras vacinas em dia

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 16/10/2020 às 14:41 | Atualizado em 16/10/2020 às 14:41
JAILTON JR/TV JORNAL
O engenheiro Carlos Costa vacinou nesta sexta-feira na Policlínica Lessa de Andrade - FOTO: JAILTON JR/TV JORNAL

Neste sábado (17), mais de 140 postos de saúde do Recife abrem as portas para o Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo. O horário de funcionamento vai das 8h às 17h. Contra a poliomielite, devem ser imunizadas crianças com idades entre 1 ano a menores de 5 anos. Já a vacinação contra o sarampo tem como público-alvo adultos com idades entre 20 e 49 anos. Crianças e adolescentes menores de 15 anos ainda poderão atualizar outras vacinas.

>> Média móvel de mortes por coronavírus em Pernambuco segue em queda

>> Pesquisa feita em Pernambuco confirma que Zika vírus pode ser transmitido sexualmente


O engenheiro Carlos Costa, de 26 anos, esteve na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste do Recife, na manhã desta sexta-feira (16) para vacinar contra a febre amarela, devido a uma viagem. “Como perdi meu cartão de vacinação e estava zerado de vacinas há 10 anos, aproveitei e coloquei em dia outras cinco vacinas. Achei a oportunidade incrível”, elogiou.


O estudante Guilherme Wekenae, 15, também atualizou as vacinas nesta sexta-feira. “É importante se vacinar para prevenir doenças. Não imaginei que teria a oportunidade de tomar todas juntas, mas gostei.”
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite Começou no último dia 5 e segue até o dia 30 deste mês. A meta é vacinar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos na capital.


O esquema de vacinação da pólio é composto por três doses da vacina injetável aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de reforço com a vacina oral aos 15 meses e aos 4 anos de idade. “Embora estejamos há 30 anos sem registros de casos de poliomielite no Brasil, não podemos descuidar. A doença é muito grave e a vacina é a melhor forma de prevenção. Reforçamos que as unidades de saúde do Recife estão seguindo todas as recomendações de higiene e segurança contra a covid-19, então os pais não precisam ficar receosos e devem levar as suas crianças”, explica o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.
Já a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo foi prorrogada e segue até o dia 31 de outubro. Todas as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola anteriormente, também devem procurar as unidades de saúde neste sábado para receber a tríplice viral.


Outro público-alvo do Dia D, as crianças e adolescentes menores de 15 anos também devem ir até as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinas. Desde o começo do mês, a Sesau iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina, que oferece 17 imunizantes do calendário vacinal, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras. A orientação da Secretaria é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do Programa de Imunização (PNI) do Recife avaliem a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.
A lista das salas de vacinação abertas neste sábado está disponível no site da Prefeitura do Recife (https://bit.ly/3lQbvs2).

Comentários

Últimas notícias