*Errata: anteriormente, o JC havia afirmado que a média móvel de mortes por covid-19 em Pernambuco estava em 10 por dia; no entanto, esclarecemos que, na verdade, o quantitativo se refere ao dia, em média calculada a partir dos óbitos confirmados na última semana.
Com mais 13 óbitos confirmados nesta sexta-feira (16), a média móvel - soma de óbitos de um dia com os dias anteriores e dividida por sete - de mortes pela covid-19 chega a dez por dia, em uma queda de 56% quando comparado o índice de duas semanas atrás - tempo médio de incubação do vírus. Assim, o Estado totaliza 8.469 vítimas fatais pela doença, segundo boletim epidemiológico diário da Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE).
Os pacientes que vieram a óbito tinham idades entre 38 e 90 anos, além de uma criança (sexo feminino) de 1 ano e 11 meses.
- Recife tem 23 internados em UTI de hospitais de campanha da covid-19, menor número desde o início da pandemia
- Covid-19: plano nacional de vacinação deve ser anunciado em novembro, diz secretário de Saúde de Pernambuco
- Estudo comprova que novo coronavírus afeta o cérebro e detalha seus efeitos nas células nervosas
- Pesquisa feita em Pernambuco confirma que Zika vírus pode ser transmitido sexualmente
- No Recife, Dia D da campanha de vacinação acontece neste sábado (17)
A média móvel é uma análise que soma os números de casos ou mortes de um dia com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete. O resultado reúne a influência de todos os dias da semana e pode ser atualizado diariamente. Só é considerada que a média móvel esteve em queda ou em alta quando esta variável passa de 15%, seja o percentual negativo ou positivo. Caso não atinja, é tida como estável.
Assim, a queda na média de mortes persiste há dez dias, desde 7 de outubro. Nos dias 5 e 6 do mesmo mês, foram estáveis. Dos óbitos confirmados nesta sexta, sete (54%) ocorreram nos últimos três dias, sendo uma na quinta-feira (15) e seis na quarta (14). Os outros seis registros (46%) ocorreram entre os dias 18 de maio e 12 de outubro.
O fenômeno positivo também ocorre na média móvel de casos - hoje em 444. Há 42 dias, o número de infectados está em baixa ou estável, em maior sequência positiva desde o início da pandemia. Assim, a última vez que o dado esteve em alta foi no dia 5 de setembro, quando a média móvel registrou 26% de aumento.
No mais recente boletim foram inclusos 654 novos casos, sendo 17 (2,5%) casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 637 (97,5%) leves. Agora, Pernambuco totaliza 155.520 casos confirmados da doença, sendo 26.659 graves e 128.861 leves.
Comentários