Animal

Com tumores na boca e na testa, leão do Parque de Dois Irmãos, no Recife, passa por bateria de exames

O manejo do felino foi feito por uma equipe multiprofissional, formada por mais de 30 pessoas, entre veterinários, técnicos, biólogos, zootecnistas e tratadores

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/10/2020 às 15:02 | Atualizado em 19/10/2020 às 17:50
DIVULGAÇÃO
Os exames no leão foram realizados em uma parceria entre o parque, quatro clínicas veterinárias privadas e a Universidade Federal de Pernambuco e da Paraíba (UFPE e UFPB) - FOTO: DIVULGAÇÃO

Atualizada às 17h50

Leo, como é carinhosamente conhecido o único leão do Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado na Zona Norte do Recife, passou por uma bateria de exames nesse domingo (18) depois de apresentar um pequeno sangramento na boca. O manejo do felino foi feito por uma equipe multiprofissional, formada por mais de 30 pessoas, entre veterinários, técnicos, biólogos, zootecnistas e tratadores. Considerado idoso por ter 20 anos, foi detectado que Leo está com tumores na boca e na testa. Ele foi o único sobrevivente da tragédia do Circo Vostok, em 2000, quando uma criança de 6 anos foi arrastada para dentro da jaula dos leões e devorada pelos felinos, que não eram alimentados há dias.

Os exames foram realizados através de uma parceria entre o parque, quatro clínicas veterinárias privadas e a Universidade Federal de Pernambuco e da Paraíba (UFPE e UFPB). Os procedimentos realizados pelos profissionais duraram cerca de três horas, tempo em que Leo precisou ser anestesiado e passou por consultas de veterinários especialistas em clínica geral, odontologia, oncologia e cardiologia. O leão também foi submetido a exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma.

De acordo com o responsável técnico pelo Parque de Dois Irmãos, o veterinário Márcio Silva, não houve mudança no comportamento de Leo, mas o check-up foi feito devido ao sangramento na região da boca, que foi tratado com anti-inflamatório. Durante os exames, foi detectado um tumor próximo ao dente canino, que estava causando o sangramento. O leão apresenta alterações também no fígado e no baço, enquanto o coração está saudável.

O próximo passo no tratamento de Leo é concluir o diagnóstico e, depois disso, avaliar qual a melhor conduta para seu caso. Para que os procedimentos fossem feitos, foi necessário um planejamento de uma semana. Após a anestesia, da qual o animal se recuperou bem, ele foi colocado em uma área reservada perto do seu recinto, onde ele dorme. 

Sobrevivente de tragédia

Em abril de 2000, uma criança de 6 anos, José Miguel dos Santos Fonseca Jr, estava no Circo Vostok, localizado em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, quando foi arrastada para dentro da jaula dos leões e devorada pelos felinos, que não eram alimentados há dias. Na época, Leo tinha apenas 4 meses e foi levado para o Parque de Dois Irmãos. A mãe e o pai foram mortos a tiros por policiais.

Enquanto levava a vida no circo, Leo teve as agarras arrancadas. Por isso, não sobreviveria na natureza. Em cativeiro, ele superou a expectativa de vida de um leão na natureza.

Parque Dois Irmãos ainda sem visitação

O Parque Estadual Dois Irmãos está fechado para o público. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), está sendo elaborado um planejamento para a reabertura da estrutura, mas ainda não há um data para a retomada. 

De acordo com a gerência técnica do Parque, a lista dos felinos abrigados no equipamento é a seguinte:

LU ROCHA/SEMAS-PE
Onça-suçuarana vive no Parque Dois Irmãos - LU ROCHA/SEMAS-PE

Jaguatirica – Espécie Leopardus pardalis – Macho – Nome: Batman
Leão – Espécie Panthera leo – Macho – Nome: Leo
Onça-pintada – Espécie - Panthera onca – Macho – Nome: Pelé
Onça-suçuarana – Espécie: Puma concolor – Macho: Naruto
Onça-suçuarana – Espécie: Puma concolor – Fêmea: Nala
Gato-mourisco- Espécie: Puma yagouaroundi – Macho: Ruivo
Gato-mourisco- Espécie: Puma yagouaroundi – Fêmea: Gorda

LU ROCHA/SEMAS-PE
Onça-suçuarana vive no Parque Dois Irmãos - FOTO:LU ROCHA/SEMAS-PE

Comentários

Últimas notícias