PANDEMIA

Fernando de Noronha registra novo caso de covid-19; total chega a 127

O novo paciente é um morador da ilha que trabalha no setor de bares e restaurantes. Ele está em isolamento domiciliar

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 21/10/2020 às 21:51 | Atualizado em 21/10/2020 às 22:09
HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM
Dos 127 casos, 126 estão recuperados e um paciente está em quarentena - FOTO: HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM

Totalmente reaberta para o turismo desde 10 de outubro, a ilha de Fernando de Noronha registrou mais um caso da covid-19. A administração informou, nesta quarta-feira (21), que o novo infectado é um morador que trabalha no setor de bares e restaurantes. Ele foi atendido no Hospital São Lucas com sintomas clássicos da doença, nessa terça-feira (20), e está em isolamento domiciliar. 

Com o novo caso, sobe para 75 o número de infectados em Fernando de Noronha e aumenta para 127 o total de registros, que inclui 52 casos importados. Além disso, está confirmada a cura clínica de cinco pacientes que estavam em recuperação no arquipélago. Agora, são 126 recuperados e um paciente em quarentena. A Vigilância em Saúde da ilha está monitorando as pessoas que tiveram contado com ele.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fernando de Noronha (@noronha_oficial) em

Ao sentir qualquer sintoma de um quadro gripal, o morador deverá comunicar à Vigilância em Saúde da ilha, relatar o quadro e seguir as orientações recebidas. A equipe de saúde deve ser contatada pelos números de telefone 3619-0956 e 99488-4366

Protocolo de segurança para Fernando de Noronha

Apesar da reabertura ampla, o turista que não tem a cicatriz imunológica deverá realizar um teste RT-PCR (nariz e garganta) para covid-19 no dia anterior ou , no máximo, no momento do embarque. Com o resultado negativo, o vistante poderá entrar no arquipélago. O turista também terá que fazer o download do aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing, que permite a rastrear por onde ele passou durante sua estadia na ilha. O serviço poderá ajudar o governo do Estado a identificar com quem o turista teve contato caso ele teste positivo para o coronavírus ao sair do arquipélago.

Criado pelo Porto Digital, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e Secretaria Estadual de Saúde, o Dycovid notifica o usuário da ocorrência de um contato de alto risco, dando melhor rastreabilidade e controle da doença. Quando alguma pessoa, também usuária, sinaliza que está contaminada, todos aqueles contatos que estiveram próximos são avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Tudo é feito de forma anônima. Toda informação coletada pelo aplicativo é identificável apenas pelo aparelho do usuário.

No desembarque no arquipélago serão seguidas as regras já em vigor para todos que chegam à ilha. Será feita a medição de temperatura e não será permitida a entrada de pessoas com sintomas de febre. E também é necessário obedecer ao distanciamento social de 1,5 metro na área do aeroporto. Além disso, é necessário seguir as normas de higiene e segurança como uso de máscara em locais públicos, sob pena de multa caso não seja utilizada, e a higienização das mãos.

Outro teste será realizado no Aeroporto de Fernando de Noronha no momento que o visitante deixar a ilha. Caso o exame confirme a infecção, o turista não é impedido de deixar a ilha, mas o teste é considerado importante para que as autoridades identifiquem as possíveis pessoas que mantiveram contato com ele.

Entrada de moradores e trabalhadores

Todos os moradores e trabalhadores que embarcam para Noronha cumprem o mesmo protocolo de entrada para os turistas, com a comprovação da realização de um teste RT-PCR um dia antes da viagem ou no dia do embarque. No quinto dia da chegada, um novo exame é realizado na ilha para essas pessoas.

 

NE10
NE10 - FOTO:NE10

Comentários

Últimas notícias