vacinação

Recife inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado (24)

A capital pernambucana recebeu cerca de 150 mil doses da vacina

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 22/10/2020 às 16:46 | Atualizado em 26/10/2020 às 19:07
CORTESIA/ARQUIVO SESAU PCR
A campanha será realizada de 15 em 15 dias, sempre aos sábados, até 5 de dezembro - FOTO: CORTESIA/ARQUIVO SESAU PCR

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do Recife será iniciada neste sábado (24) com imunização feita porta a porta em locais da Boa Vista e da Encruzilhada, dos Distritos Sanitários 1 e 2. Neste primeiro dia de campanha, serão mobilizados 125 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces), além de 60 voluntários, que irão percorrer quarteirões em que foram registrados casos de raiva animal nos últimos anos. De acordo com a Secretaria de Saúde da capital pernambucana, o município recebeu cerca de 150 mil doses da vacina. A campanha será realizada de 15 em 15 dias, sempre aos sábados, até 5 de dezembro.

>> Outubro Rosa Pet: saiba como identificar sinais de câncer de mama

>> Muito calor? Saiba como cuidar do seu pet

>> Governo publica lei que aumenta penas de maus-tratos contra cães e gatos

Moradores dos bairros da Boa Vista ou Encruzilhada que não receberem a visita dos agentes no sábado devem levar seus animais aos postos fixos de vacinação a partir da próxima segunda (26) até a sexta-feira (30), das 8h às 17h. Segundo a Secretaria de Saúde, eles serão instalados em diversos pontos, que contemplam que contemplam bairros da área central e parte da Zona Norte do Recife. A relação completa dos postos fixos pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife. Nesses locais, a vacinação será realizada por 50 profissionais de saúde e 160 voluntários.

 

Após a primeira semana, a campanha de vacinação irá se dirigir aos distritos 4 e 5, que contemplam os moradores dos bairros da Zona Oeste da capital pernambucana, como Afogados e Torre. No primeiro momento, será feita a vacinação porta a porta no dia 7 de novembro e, na semana seguinte, serão instalados postos fixos de vacinação nos dois distritos. Os endereços serão divulgados na semana anterior a cada ação. Depois ainda será feita a imunização dos animais da Zona Sul do Recife. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.

Sobre a raiva

A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para o ser humano, bastante grave. A doença afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Comentários

Últimas notícias