IMUNIZAÇÃO

Postos do Recife ampliam horário na última semana de campanhas de vacinação

Serão oito unidades - duas por dia - que atendiam das 8h às 17h e passarão a funcionar até as 21h

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 25/10/2020 às 19:31 | Atualizado em 25/10/2020 às 19:34
JAILTON JR./JC IMAGEM
ESTUDO Com atraso do Governo Federal, plano municipal está sendo desenhado para garantir vacinação - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Na tentativa de facilitar a vida de quem quer atualizar a carteira de vacinação, mas não tem horário compatível com a rede de saúde, a Prefeitura do Recife estará ampliando, a partir desta segunda-feira (26), o funcionamento de oito postos da cidade. As unidades, que atendiam das 8h às 17h, passarão a funcionar até as 21h. A cada dia da semana, dois postos estarão abertos até mais tarde.



A ampliação é para marcar a última semana de três campanhas de vacinação que acontecem no Recife: contra poliomielite, sarampo e para a atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Os índices têm sido baixos, o que preocupa a saúde pública. A ampliação segue até a sexta-feira (30/10). A única exceção será a quarta-feira (28), quando, segundo o cronograma do município, não haverá vacinação em nenhum local.

Para evitar aglomerações nesses locais, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) orienta que a população procure a unidade mais próxima de sua residência. As vacinas continuam sendo oferecidas nas 140 unidades de saúde da capital, de segunda à sexta, das 8h às 17h. A lista das salas de vacinação está disponível no site da prefeitura (www.recife.pe.gov.br).

JAILTON JR./JC IMAGEM
As vacinas continuam sendo oferecidas nas 140 unidades de saúde da capital, de segunda à sexta, das 8h às 17h. A lista das salas de vacinação está disponível no site da prefeitura (www.recife.pe.gov.br) - JAILTON JR./JC IMAGEM


POUCA ADESÃO
A adesão da população às campanhas de vacinação não tem sido a desejada. A campanha nacional de vacinação contra poliomielite, por exemplo, teve uma cobertura de apenas 26% desde que começou, no dia 5 de outubro. Foram aplicadas 21 mil doses da vacina. E a meta é vacinar 95% das 80 mil crianças entre 1 e 5 anos de idade, mesmo que elas já tenham sido imunizadas antes.

Já a campanha de vacinação contra o sarampo conseguiu aplicar 29 mil doses da vacina, o que também está abaixo do que se espera. A campanha é direcionada a pessoas dos 20 aos 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina tríplice viral anteriormente. Além do público-alvo, crianças e jovens dos 5 aos 19 anos que nunca tomaram a tríplice viral também podem se imunizar. Pessoas com mais de 50 anos ou com as doses em dia não precisam participar.

Confira o cronograma de abertura das unidades por dia:

Segunda (26)
Policlínica Salmão Kelner – Estrada Velha de Água Fria, 1652 - Água Fria
Centro de Saúde Joaquim Cavalcante – Av. Estrada do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus, 1350 - Torrões

Terça (27)
Policlínica Albert Sabin – R. Padre Roma, 191 - Tamarineira
Policlínica Gouveia de Barros – Rua da Santa Cruz, S/N - Boa Vista

Quarta-feira (28)
Sem vacinação nas unidades

Quinta (29)
Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa – R. Guiragibe, 2-156 - Barro
Upinha Rio da Prata – Rua Rio Pajeú, Ibura de Baixo

Sexta (30)
Policlínica do Pina – Av. República do Líbano, 355 - Pina
Policlínica Clementino Fraga – R. Japaratuba, 260 - Vasco da Gama

Comentários

Últimas notícias