presentes

Crianças venezuelanas refugiadas no Recife recebem brinquedos em ação de Dia das Crianças

Os presentes serão entregues neste sábado (31)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/10/2020 às 11:32 | Atualizado em 28/10/2020 às 12:46
BRUNO CAMPOS/ JC IMAGEM
Mais de 50 venezuelanos estão há mais de 24h no meio da Rua dos Prazeres, no centro do Recife - FOTO: BRUNO CAMPOS/ JC IMAGEM

Cerca de 120 crianças venezuelanas refugiadas no Recife vão ser presenteadas com brinquedos em uma ação solidária para tornar mais feliz o mês voltado à infância. Tratam-se de meninos e meninas de até 12 anos da etnia indígena Waraos que migraram do país vizinho e foram acolhidas na capital pernambucana pelo programa de Migração e Refúgio da Cáritas. A campanha Doe e faça uma criança feliz, de Dia das Crianças, é realizada pelo Projeto RAFA (Rede De Amor, Fraternidade e Amizade) em parceria com a Cáritas Regional NE2.

Mais de 150 brinquedos foram adquiridos com doações arrecadadas entre 10 de outubro e último dia 26. Os presentes serão entregues neste sábado (31), das 9h às 11h, nas casas de famílias venezuelanas e, das 14h às 17h, na área externa da Casa de Direitos Civis, no Bloco E da Universidade Católica de Pernambuco, em Santo Amaro, Centro do Recife.

Segundo Luciana Florêncio, coordenadora de Projetos da Cáritas Brasileira Regional NE2, a iniciativa também visa dar visibilidade para a questão. "A gente não pode passar em branco essa data. Tanto para que a gente possa sensibilizar para a migração e olhar para as crianças refugiadas, como também favorecer uma alegria a elas", comentou.

A Cáritas atua com refugiados desde 2018. "É uma infância peculiar. Eles saíram de seus países junto com suas famílias e vieram buscar apoio em outros países. No Brasil, a maioria dos estados os acolhe, e em Recife não é diferente", afirmou.

Hoje, parte dessas famílias vivem em casas e outra em abrigos. "Elas têm se inserido junto às políticas públicas para ter acesso a escola, a saúde, ter todos os direitos que crianças brasileiras têm", disse.

Comentários

Últimas notícias