Para minimizar os impactos provocados pelos alagamentos, decorrentes de fortes chuvas que atingiram a cidade de Sanharó, no Agreste pernambucano, na última segunda-feira (2), a Prefeitura do Município está coordenando uma campanha de solidariedade. A campanha está mobilizando entidades, igrejas e voluntários para ajudar as vítimas. Muitas famílias perderam todos os móveis e alimentos que tinham guardados.
A chuva, de 288 mm, caiu em poucas horas e provocou alagamentos. Centenas de casas em ruas do Centro e do Bairro do Salgado foram afetadas.
>> Chuva torrencial deixa rastro de destruição no interior de Pernambuco
>> Chuva em Petrolina destrói parte do teto de hospital de campanha de covid-19
Mobilização também está sendo feita por entidades como a Cáritas Diocesana de Pesqueira, Igreja Adventista de Belo Jardim, Defesa Civil de São Caetano, e Prefeitura de Pesqueira, que montou um ponto de arrecadação na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Empresas de toda a região também estão se mobilizando para ajudar.
As doações estão sendo recebidas na Escola Amaro Soares, onde são separadas e enviadas para as casas das famílias atingidas. Também está havendo distribuição no posto de atendimento montado no Bairro do Salgado, o mais prejudicado pela inundação. No local, as pessoas podem escolher roupas, calçados e outros itens pessoas.
A prefeitura informou que itens como material de higiene e alimentos, estão sendo entregues diretamente nas casas das famílias atingidas pelas chuvas. As famílias também estão recebendo refeições diárias e cestas básicas.
A voluntária Jailza Galvão informou que “as doações estão chegando, mas ainda precisamos de muitas coisas, como colchões, toalhas, fraldas de crianças e geriátricas, material de limpeza e material de higiene pessoal, além de móveis, pois algumas famílias perderam tudo”, disse.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) classificou como “incomum” as fortes chuvas em Sanharó. De acordo com a Apac, a ação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocou a tempestade torrencial em Sanharó, que também foi registrada, em índices menores, em cidades vizinhas.
Comentários