SAÚDE

Covid-19: Fila enorme para testes no Centro de Convenções, em Olinda, um dia após Estado registrar 1 mil novos casos

O centro de testagem drive-thru em Olinda conta com atendimento de domingo a domingo, das 8h até ser atingida a capacidade diária de 400 exames

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 07/11/2020 às 10:55 | Atualizado em 07/11/2020 às 11:22
Elton Ponce/SJCC
Muitos motoristas foram ao Centro de Convenções, em Olinda, para testagem da covid-19 - FOTO: Elton Ponce/SJCC

Um dia após Pernambuco voltar a registrar mais de 1 mil novos casos da covid-19, uma fila quilométrica de carros voltou a ser formada em frente ao Centro de Convenções, em Olinda. No local funciona um dos centros de testagem para covid-19 drive-thru, implementado pelo governo do Estado. Nessa sexta-feira (6), Pernambuco registrou 1.038 novos casos, tornando a apresentar registros com quatro dígitos após 38 dias. 

Neste sábado (7), centenas de pessoas foram até o Centro de Convenções para realizar a testagem, gratuita e sem necessidade de agendamento. No início da manhã, a fila de carros já era longa em direção à estrada de Belém, ocupando uma faixa da avenida Professor Andrade Bezerra, estendendo até a altura do acesso ao bairro de Sítio Novo.

O centro de testagem drive-thru em Olinda conta com atendimento de domingo a domingo, das 8h até ser atingida a capacidade diária de 400 exames do tipo  RT-PCR. A secretaria de saúde do Estado passou a realizar 300 testes para carro e reservar 100 testes para quem estivesse a pé. Com a distribuição de fichas, para que as pessoas não fiquem esperando em filas e, no fim, não consigam ser atendidas. 

Elton Ponce/ SJCC
Fila de carros para atendimento no centro de testagem drive-thru, no Centro de Convenções, alongava-se pela avenida Professor Andrade Bezerra - Elton Ponce/ SJCC

As reclamações quanto à espera prolongada para realização das testagens, em virtude do quantitativo de pessoas, têm sido constantes, tanto que o governo do Estado anunciou a abertura de mais um centro de testagem para covid-19, no Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão, a partir desta quarta-feira (11). 

Também sem necessidade de agendamento, há o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), aberto de segunda a sexta, das 7h às 15h, com capacidade para 300 atendimentos.

Com agendamento prévio, há o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife.

Para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, o centro de testagem está montado na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, no Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Ambos fazem a marcação pelo Atende em Casa, que contempla 146 cidades pernambucanas.

De acordo com o secretário de saúde do Estado, André Longo, no mês de outubro foram registrados os menores níveis da covid-19, casos suspeitos, confirmados e óbitos pela doença infecciosa desde abril. De acordo com ele, até este momento os números estão dentro de um patamar de estabilidade e controle, sem tendência de aumento. Em relação aos casos graves confirmados de covid-19, em outubro houve 700 registros, o que representou uma queda de 91,7% em comparação ao mês de maio, quando foram relatados 8.464 casos; e de 14% em comparação a setembro, quando foram registrados 813 casos.

Os índices de óbitos também tiveram os menores percentuais. Em relação às mortes por SRAG (suspeitas do novo coronavírus), os 533 registros de outubro representam uma queda de 87,2% em relação a maio, com 418; e de 39,7% em relação a setembro, com 884 mortes.

Confira os locais disponíveis para realização da testagem: 

Locais com agendamento

Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer um agendamento por meio do aplicativo atende em casa.

Policlínica Waldemar de Oliveira

Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro

Upinha Dra. Fernanda Wanderley

Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro

Upinha Governador Eduardo Campos

Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério

Unidade Básica Tradicional Mário Ramos

Rua Oscar de Barros, s/n, Casa Amarela

Upinha Vila Arraes

Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea

Centro de Saúde Bidu Krause

Av. Onze de Agosto, s/n, Totó

UBT Romero Marques

Rua Carlos Gomes, 932, Prado

UBT Romildo Gomes

Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira

Upinha Hélio Mendonça

Av da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo

Upinha Moacyr André Gomes

Av Norte, 5400, Morro da Conceição

UBT Ivo Rabelo

Av Campina Grande, s/n, Ur 1, Cohab

USF Rio da Prata

Rua Rio da Prata, 455, Ibura

Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão

Rua Nogueira de Souza, 334, Pina

Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante

Avenida do Forte, 1350, Torrões

Locais onde não precisa ser feito agendamento


Nesses pontos de testagem não é necessário fazer agendamento, é só comparecer ao local para ser atendido por ordem de chegada.

Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa)

BR 101 Sul, Km 70, Nº 550 - Curado

Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe)

Rua Tabira, s/n, Boa Vista

Opção em Olinda


Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) - Olinda - sistema drive-thru

Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Olinda

 

ELTON PONCE/SJCC
TESTAGEM Centenas de carros no drive-thru do Centro de Convenções - FOTO:ELTON PONCE/SJCC
Elton Ponce/ SJCC
Fila de carros para atendimento no centro de testagem drive-thru, no Centro de Convenções, alongava-se pela avenida Professor Andrade Bezerra - FOTO:Elton Ponce/ SJCC

Comentários

Últimas notícias