ORLA DE BOA VIAGEM

Revitalização de quiosques da orla de Boa Viagem, no Recife, avança mais uma etapa

Formalização abre caminho para a ABCR captar parcerias para a requalificação dos novos quiosques

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/11/2020 às 17:09 | Atualizado em 11/11/2020 às 17:17
DIVULGAÇÃO
Parceiros comerciais serão responsáveis por todos os custos da obra. - FOTO: DIVULGAÇÃO

A Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR) recebeu da Prefeitura do Recife, nesta quarta-feira (11), os Termos de Autorização com as novas regras de funcionamento e operação dos quiosques da orla da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, já considerando o novo decreto publicado consolidando o ordenamento da área. De posse dos termos, a ABCR deve iniciar, nos próximos dias, o processo de negociação com possíveis parceiros comerciais que serão responsáveis por todos os custos da obra. 

Os equipamentos estão há 11 anos sem receber melhorias, já que a última reforma foi realizada em 2009. Os termos chegam para a ABCR após três anos de negociação, audiências públicas, reuniões e apresentações de projetos - o ordenamento formal é uma etapa fundamental para consolidar a segurança jurídica e abrir o caminho para que a ABCR e os quiosqueiros possam captar e firmar parcerias visando a requalificação dos novos quiosques.

Em setembro, os associados assinaram junto a PCR o “Termo de Autorização de Uso de Bem Público”, com vigência para os próximos dez anos, onde dentre outras responsabilidades, cada quiosqueiro assume a responsabilidade pela manutenção do quiosque. A intenção do poder público e dos autorizatários é evitar no futuro a degradação destes equipamentos pela falta de manutenção adequada. No mês passado, a Associação entregou nas mãos do secretário de mobilidade e controle urbano da PCR, João Braga, o projeto dos novos quiosques assinado pelo experiente arquiteto Bruno Ferraz. No último dia 2 de outubro, a ABCR entregou ao secretário de mobilidade do Recife, João Braga, o projeto arquitetônico e cultural, em reunião na PCR.

A expectativa é que, após as intervenções, os novos equipamentos fiquem modernos, robustos e práticos, servindo de “moldura” para a cultura pernambucana. Neles, vão estar estampados versos de literatura de cordel, retratados em gravuras feitas por xilógrafos, que vão contar passagens importantes da história local, em homenagem aos 500 anos do Recife, a serem celebrados em 2037.

Para a presidente da ABCR, Josy Miranda, o Termo de Autorização é um passo firme para a realização de um sonho. "Estou muito feliz com essa entrega dos termos. É um momento histórico para a associação e para a cidade. A Avenida Boa Viagem vai ganhar um novo conceito de orla. E isso é uma grande vitória, pois estamos trabalhando nesse projeto há algum tempo e agora estamos vendo tudo sendo realizado, passo a passo", disse Josy.

 

Comentários

Últimas notícias