Vacina

Recife manterá vacinação contra poliomielite no modelo drive-thru

O funcionamento de algumas unidades de saúde da cidade também serão ampliadas, possibilitando imunização em horários alternativos

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 13/11/2020 às 18:59
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
O objetivo é vacinar no mínimo 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos na capital pernambucana - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Leitura:

A Campanha Nacional de Imunização contra a poliomielite foi prorrogada até o próximo dia 27 de novembro. Por isso, a Secretaria de Saúde do Recife manterá a estratégia no modelo drive-thru, em pontos estratégicos da cidade, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco, para imunização exclusiva de crianças, contra poliomielite. A campanha é voltada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

>> Drive-thru vai vacinar crianças contra poliomielite no Recife

Os horários de algumas unidades serão estendidos para possibilitar a imunização do público-alvo. 

Segundo a Secretaria de Saúde, o Programa de Imunização (PNI) do Recife aplicou quase 49 mil doses da vacina contra poliomielite, o que representa cerca de 60% de cobertura. A meta do município é vacinar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças do público-alvo mesmo que elas já tenham tomado a vacina anteriormente. As doses continuam disponíveis nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife. A lista com os locais está disponível no site da Prefeitura do Recife.

 

Ikamahã/Sesau PCR
Pontos de vacinação terão horário estendido - Ikamahã/Sesau PCR

Atualização da caderneta de vacinação

Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem atualizar a caderneta de vacinas. A Campanha Nacional de Multivacinação oferece 17 tipos de imunizantes do calendário vacinal. BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras estão na lista.

A Secretaria orientou que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do PNI avaliem a necessidade, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

Ampliação  do horário

O horário estendido será aplicado em duas unidades de saúde, por dia, das 8h às 21h, informou a Secretaria. Para evitar a concentração de pessoas apenas nessas unidades, a Sesau orienta que quem tiver disponibilidade no horário comercial deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa.

  • Próximas segundas-feiras (16 e 23), o Centro de Saúde Joaquim Cavalcante, nos Torrões, e a Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, vão estender o horário até 21h.
  • Nas terças (17 e 24), a população pode se imunizar à noite nas Policlínicas Albert Sabin, na Tamarineira, e Gouveia de Barros, na Boa Vista.
  • As Policlínicas do Pina e Lessa de Andrade, na Madalena, vão funcionar até mais tarde nas quartas-feiras (18 e 25).
  • Já nas próximas quintas-feiras (19 e 26), será a vez do Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa, no Barro, e da Upinha Rio da Prata, no Ibura, estenderem o horário.
  • Nas sextas (20 e 27), a vacinação noturna acontece nas Policlínicas Salomão Kelner, em Água Fria, e Clementino Fraga, no Vasco da Gama.
Ikamahã/Sesau PCR
Posto funciona em parceria com o Detran-PE - FOTO:Ikamahã/Sesau PCR

Comentários

Últimas notícias