Pernambuco já está com 128 urnas substituídas das quase 20 mil que estão em funcionamento no Estado para as Eleições 2020, segundo balanço divulgado no início da tarde pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No primeiro balanço, do início da manhã, eram 78 urnas trocadas. No início da tarde tiveram outras 50. Mesmo assim, a avaliação do tribunal é de que o número é considerado muito baixo e representa menos de 1% do total de equipamentos do Estado.
- Eleitores reclamam de falta de informação e desorganização na Imbiribeira, Zona Sul do Recife
- Eleitores relatam instabilidade no e-Título no dia da votação
- Apesar do dia de votação, procura por testes da covid-19 foi grande no Geraldão, Zona Sul do Recife
- Mais de 400 ocorrências de crimes eleitorais já foram registradas, diz Ministério da Justiça
- TSE informa que 431 urnas já foram substituídas em todo País
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), George Maciel, não houve perda de votos em nenhuma das zonas e seções eleitorais. O número maior de substituições aconteceu, assim como no boletim da manhã, em Jaboatão dos Guararapes, município da Região Metropolitana do Recife, que teve 13 urnas substituídas.
A cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, teve sete urnas substituídas. São Lourenço da Mata, no Grande Recife, teve a substituição de seis equipamentos. Todas as urnas que apresentaram problemas eram de 2009, segundo o TRE-PE. As três cidades de Pernambuco que ficaram sem energia, mas já retornaram, foram Serra Talhada (Sertão), Panelas (Agreste) e São Lourenço da Mata. De toda forma, segundo George Maciel, a queda de energia não comprometeu a votação porque as urnas têm autonomia para funcionamento até o fim do dia.
Comentários