O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta sexta-feira (20), e diante da importância desta data, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), está promovendo atividades para os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa. Uma das principais atividades é a roda de conversa promovida pelos psicólogos Diego Araújo e Gustavo Rodrigues com os jovens, que tem como objetivo a disseminação de reflexões acerca do tema. A ação ocorreu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco.
“A importância da ação é de conscientizar os socioeducandos sobre a temática, tendo em vista a garantia dos direitos deles. A ideia é direcionar caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Diego. Para o profissional, os jovens receberam bem a ideia de fazer discussões alusivas ao mês da Consciência Negra. “Um deles não sabia do que se tratava, mas, no final, já estava mais por dentro do que foi trabalhado. Todos foram bem participativos, tiraram dúvidas e se identificaram com a temática”, ressaltou.
Cerca de 89% dos adolescentes que estão reclusos na Funase se declaram pardos ou negros. Outras unidades da fundação também estão recebendo as atividade ao longo deste mês. O Case Santa Luzia, por exemplo, contou com oficinas de capoeira e de turbante. Já a Casa de Semiliberdade (Casem) Areias vai promover, no próximo dia 24, um debate com a participação de socioeducandos.
Comentários