Na UFPE 2020 só começa dia 25 de janeiro

CORONAVÍRUS Aulas serão presenciais e remotas. Novo calendário foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 28/11/2020 às 2:00
ASCOM/BOMBEIROS
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou na última quarta-feira (26) o edital do processo seletivo vestibular 2021 para os cursos presenciais de Dança e Música. - FOTO: ASCOM/BOMBEIROS
Leitura:

As aulas do primeiro semestre letivo 2020 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), interrompidas em 16 de março deste ano por causa da pandemia de covid-19, serão retomadas no dia 25 de janeiro de 2021 e vão acabar em 30 de abril, com aulas híbridas (presenciais e remotas). O novo calendário foi aprovado por unanimidade, ontem, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. O ano letivo de 2021 só começará em 20 de setembro, com o início do segundo semestre previsto apenas para o fim de janeiro de 2022.

"Teremos três formatos. As aulas poderão ser 100% remotas, com atividades síncronas e assíncronas. Ou híbrida, com uma parte presencial e outra remota. E quando houver necessidade de prática as atividades presenciais serão liberadas. Mas nossa orientação é que preferencialmente se opte pelo remoto", explica a pró-reitora de graduação da UFPE, Magna do Carmo.

"Vamos garantir que as práticas sejam realizadas com toda a segurança sanitária exigida. As turmas terão que ser divididas, com menos alunos por sala. Queremos que os centros estejam mais esvaziados", diz Magna. Caberá a cada colegiado de graduação definir as disciplinas práticas que exigirão a presença do estudante na universidade. Atualmente a UFPE tem cerca de 40 mil alunos, dos quais pouco mais de 30 mil estudam nos 109 cursos de graduação. Há cerca de 2.500 professores e 3.800 servidores.

O segundo semestre letivo de 2020 será de 24 de maio a 28 de agosto. É nesta data que os vestibulandos aprovados no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, vão enfim começar a vida universitária. Para quem está se preparando para o próximo Enem, vale ficar atento que as primeiras turmas a ingressar na UFPE para o ano letivo de 2021 só o farão em setembro.

SEMESTRE EXTRA

Devido ao novo coronavírus, a UFPE e outras instituições de ensino do Estado suspenderam as aulas presenciais quando a pandemia começou. Entre agosto e até a próxima semana, a UFPE adotou um Calendário Acadêmico Suplementar, com disciplinas ministradas virtualmente e matrícula facultativa dos alunos. Mas na retomada do ano letivo de 2020, no próximo mês de janeiro, os estudantes terão que cursar as matérias que estão vinculados.

"Haverá, antes da retomada do ano letivo de 2020, um período para que os alunos façam modificações nas matrículas. É um procedimento comum para que acrescentem ou retirem disciplinas, considerando inclusive as matérias que cursaram no semestre extra", informa Magna do Carmo.

A pró-reitora diz que uma novidade será a flexibilização em relação ao trancamento de semestres. Pelas regras da UFPE, um aluno pode trancar a graduação até quatro vezes. "Enquanto durar o estado de emergência pública por causa da pandemia, não vamos computar o trancamento no histórico do aluno, caso ocorra", ressalta Magna.

 

Comentários

Últimas notícias