Pandemia

Navio com 11 infectados pela covid-19 está atracado no Porto de Suape

Anvisa aguarda liberação da Vigilância Sanitária do Recife do para transferir infectados para hotel

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 01/12/2020 às 20:49 | Atualizado em 01/12/2020 às 22:09
TRANSPETRO
Navio está no Porto de Suape, no Litoral Sul pernambucano - FOTO: TRANSPETRO

Um navio petroleiro com 11 tripulantes infectados pela covid-19 está atracado no Porto de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco. A embarcação, denominada Carlos Drummond de Andrade, está isolada desde o dia 22 de novembro no local, segundo informação divulgada nesta terça-feira (1º) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A tripulação aguarda autorização da Vigilância Sanitária do Recife ser levada para um hotel.

Segundo a Anvisa, cinco tripulantes apresentaram resultado positivo para covid-19 em testes rápidos aplicados pela equipe da embarcação no dia 21 de novembro. Dois dias depois, por determinação do órgão, foi realizada testagem de todos os embarcados, sem novos casos. Durante a última sexta-feira (27), todos os tripulantes passaram por uma nova rodada de avaliação médica contratada pela Transpetro - empresa operadora do peroleiro - e fizeram coleta de material respiratório para teste do tipo RT-PCR. Novos casos foram confirmados e onze pessoas estão com o vírus ativo. 

"É importante observar que não há contato da tripulação com trabalhadores externos à embarcação, que seguirá em quarentena até reavaliação sanitária", lembrou a Anvisa.

No último sábado (28), a Transpetro solicitou à Agência o desembarque de um tripulante que apresentava dor no tórax e na garganta, diarreia e cansaço físico. O tripulante, já com confirmação de covid-19, deu entrada na emergência de um hospital privado do Recife. O homem está internado e apresenta quadro de saúde estável, informou.

A previsão era de que na sexta-feira (27) os tripulantes positivos fossem retirados da embarcação e conduzidos a um hotel. O hotel, porém, não realizou as adaptações necessárias para o atendimento dos casos e a retirada dos tripulantes da embarcação não foi autorizada. O desembarque dos tripulantes só será iniciado quando a Vigilância Sanitária do município do Recife der aval ao protocolo da instalação hoteleira.

A Anvisa solicitou à Transpetro assistência medica e psicológica para toda a tripulação embarcada. Até o momento, nenhum outro tripulante apresenta quadro de infecção pela covid-19.

Em nota enviada à reportagem do JC, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que segue em contato com a Anvisa e a Secretaria de Saúde do Recife para acompanhamento e desfecho das ocorrências.

Coronavírus em Pernambuco

De acordo com a SES-PE, 1.853 novos casos da covid-19 foram confirmados em Pernambuco nesta terça-feira (1º). Também foram registrados mais 19 óbitos pelo coronavírus. Agora, Pernambuco totaliza 184.259 casos confirmados da doença, sendo 28.055 graves e 156.204 leves.

>> Pernambuco confirma nesta terça (1º) mais 1.853 novos casos da covid-19 e 19 óbitos 

Ocupação dos leitos de UTI no Estado

Pernambuco alcançou nesta terça-feira (1º) a taxa de 85% de ocupação em leitos de UTI destinados a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) relacionados ao novo coronavírus. Das 1.635 vagas existentes na rede para pacientes com a covid, 829, mais da metade, são de UTI. Nos leitos de enfermaria, que somam 806 vagas, a ocupação nesta terça era de 69%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

>> Pernambuco chega a 85% de ocupação em leitos de UTI para covid

O aumento da ocupação nos leitos de UTI fez com que o Estado procurasse recursos junto ao governo federal para custeio e manutenção de 317 novas vagas. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde (MS), que informou investimento de R$ 15,2 milhões para nove municípios pernambucanos: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Garanhuns, Araripina, Arcoverde e Serra Talhada. A SES ainda não detalhou como ou por quanto tempo os recursos serão utilizados. 

Comentários

Últimas notícias