CELEBRAÇÃO

Para evitar aglomerações, fiéis antecipam visita ao Morro da Conceição, no Recife, nesta segunda (7)

A celebração também pode ser acompanhada através das redes sociais do Santuário

Danielle Santana
Cadastrado por
Danielle Santana
Publicado em 07/12/2020 às 12:17 | Atualizado em 07/12/2020 às 12:41
Day Santos/JC Imagem
Fiéis tem respeitado o protocolo estabelecido para evitar a propagação da covid-19 - FOTO: Day Santos/JC Imagem

Um dia antes do feriado dedicado à Nossa Senhora da Conceição, vários fiéis aproveitaram para subir o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, para prestar homenagens à santa de maneira antecipada. Por conta disso, o movimento na manhã desta segunda-feira (7) foi intenso no Santuário. Um dos motivos das homenagens antecipadas é a pandemia de covid-19, que mudou a celebração deste ano e modificou o protocolo no local para atender os protocolos estabelecidos pela organização da festa. Uma das recomendações é justamente antecipar a homenagem para se evitar aglomerações. Todas as pessoas precisam estar de máscara.

Entre os fiéis que procuraram ir ao Morro mais cedo para evitar tumultos estava a auxiliar de serviços gerais Edjane Maria, que estava participando primeira vez da Festa do Morro. "Tá calmo, o povo tá consciente, andando com gel e com máscara", avaliou. 

A cabeleireira Ana Rita também preferiu ir até o Morro nesta segunda. Acompanhada do marido e do filho, ela explica a decisão de antecipar as homenagens. "Melhor antecipar para prevenir, para cuidar. Principalmente por conta da minha filha que é criança, então é melhor evitar aglomeração", afirmou.


De acordo com o reitor e pároco do Santuário, padre Luiz Vieira, a 116ª Festa do Morro foi repensada manter a segurança dos fiéis. "As duas procissões não estão acontecendo para evitar aglomerações. Também suspendemos o confessionário e repensamos o espaço, retirando portas para garantir melhor fluxo. Aqui, só está autorizada a entrada com máscara e aferição da temperatura. Também temos álcool em gel disponível", observa. 

Com 76 anos, a dona de casa Luci Oliveira aprovou a organização do local. Frequentadora do Morro da Conceição desde pequena, Luci afirmou estar se sentindo segura com o protocolo estabelecido. "Vim hoje porque amanhã tem mais gente. Mas não deixei de vir pra agradecer a nossa mãe".

O padre destaca que os devotos têm seguido as orientações. "As pessoas estão sendo muito compreensivas e o protocolo está sendo obedecido. Também temos reforçado a divulgação das orientações através das redes sociais e durante as missas, para garantir a segurança dos fiéis", completa.

Para amanhã, dia em que uma movimentação maior é esperada, a organização do evento deverá reforçar a presença de voluntários em todos os setores da Festa. Serão cerca de 300 pessoas orientando os presentes. O reitor do Santuário, padre Luiz Vieira, informou que as missas também serão transmitidas através das redes sociais. "Pedimos que se a pessoa for do grupo de risco ou teve contato com alguém diagnosticado com covid, nos acompanhe pelas redes sociais. Nossa intenção é chegar aos lares sem que as pessoas tenham que sair de suas casas", finalizou. 

Quem quiser visitar o local precisará estar atento as modificações, já que o acesso ao Santuário e a imagem da Santa está restrito. Voluntários e profissionais de segurança estão nas principais entradas do Santuário para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local. O acesso a Santa está sendo realizado através de duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida visitação. O chão está demarcado para uma melhor distribuição dos devotos entorno da imagem. Somente após a saída desse público que o acesso de outro grupo de devotos poderá ser realizado.

Confira a movimentação no Morro da Conceição nesta segunda:
Day Santos/JC Imagem
Devoção marca ida de fiéis até o Morro da Conceição - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Na véspera do feriado, fiéis já iniciaram homenagens - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Por conta da pandemia, capacidade do Santuário foi reduzida - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Protocolo prevê distanciamento durante as missas - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Fiéis tem respeitado o protocolo estabelecido para evitar a propagação da covid-19 - Day Santos/JC Imagem

Programação

Nesta segunda, acontece o 9º dia da novena, com homenagens a Pastoral Familiar, ECC, Equipes de Nossa Senhora, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura da Cidade do Recife.

No dia 8, data dedicada a Imaculada Conceição, oito Santas Missas vão ser realizadas: 0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A Solene Missa de Encerramento vai ser presidida pelo arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, às 19h.

Reforço nos ônibus

As linhas de ônibus que circulam pela Zona Norte do Recife receberam um reforço gradual desde a última sexta-feira (4). Uma parada provisória foi implantada na Avenida Norte e o Terminal Integrado Macaxeira funcionará durante toda a madrugada da terça-feira (8), dia dedicado à Santa.

Amanhã, 352 ônibus estarão circulando pela região e, juntos, farão 3.291 viagens nos dois dias, de acordo com o Grande Recife. Com isso, serão 146 veículos e 1.193 viagens a mais que em domingos e feriados comuns.

Confira as linhas que terão reforço de frota e viagem:

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
207 – Barro/Macaxeira (BR-101)
060 / 2060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
611 – Alto José do Pinho (Cais de Santa Rita)
612 – Morro da Conceição
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
621 – Alto Treze de Maio (Príncipe)
622 – Vasco da Gama (Cabugá)
623 – Vasco da Gama (João de Barros)
624 – Brejo
626 – Brejo (Bacurau)
630 – Vasco da Gama/Derby
631 – Nova Descoberta (Cabugá)
640 – Guabiraba/Derby
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)
680 – Vasco da Gama/Afogados
710 – Beberibe/Derby
713 – Bomba do Hemetério
714 – Alto José Bonifácio
718 – Córrego do Euclides/Derby
742 – Linha do Tiro
743 – Alto José Bonifácio (João de Barros)
760 – Dois Unidos/Derby
901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira
902 – Mirueira/Macaxeira
914 – PE-15/Afogados
948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1907 – Paulista/Rio Doce
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira

Proteção às crianças

Com o objetivo de proteger às crianças em situação de vulnerabilidade e risco social, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) estão realizando atividades de sensibilização aos visitantes do Morro da Conceição.

A ação da Prefeitura do Recife é realizada anualmente e alerta sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pela mendicância e pelo trabalho infantil, práticas consideradas corriqueiras nas festas populares. Um Espaço de Proteção foi montado no Largo Dom Luiz para oferecer proteção às crianças no entorno da festa. A ação continua depois do evento, quando as famílias são convidadas a comparecer em atividades educativas e de sensibilização sobre proteção à infância.

Comentários

Últimas notícias