Mesmo este ano sendo realizada em formato diferente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Festa do Morro, desde sábado (28), tem atraído fiéis ao Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, e, nesta quarta-feira (2), não foi diferente. Os seguidores de Nossa Senhora da Conceição já compareceram ao local para participar das missas, que fazem parte da programação da festa. No entanto, é válido ressaltar que todos devem seguir as medidas de segurança estabelecidas.
- Por causa da pandemia, Festa do Morro da Conceição 2020, no Recife, terá mudanças no formato
- Festa do Morro 2020: sem procissões e romarias, fiéis são estimulados a ficar em casa; visitação será controlada
- Festa do Morro: veja a programação e o esquema de circulação no Santuário de Nossa Senhora da Conceição
- Para evitar aglomerações, fiéis se adiantam nas visitas ao Santuário do Morro da Conceição, no Recife
- Morro da Conceição é símbolo de fé e esperança
- Morro da Conceição espera mais fé e menos visitantes durante festejos em meio à pandemia
A recomendação feita pela Arquidiocese de Olinda e Recife é de que o grupo de risco deve ficar em casa e acompanhar as celebrações através do YouTube, no canal Santuário Morro da Conceição. As missas das 4h e das 19h do Dia de Nossa Senhora da Conceição, comemorado em 8 de dezembro, serão transmitidas também pela TV Pai Eterno. Além disso, até o dia 7 de dezembro, têm sido realizadas cinco celebrações diárias: às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h, com duração média de 45 minutos cada. O Solene Novenário acontece sempre às 19h.
No Dia de Nossa Senhora da Conceição oito missas serão realizadas (0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h). A solenidade da Imaculada Conceição, que encerra a festa, vai ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, às 19h.
Quem tem subido o Morro, tem seguido as regras sanitárias estabelecidas para impedir a disseminação da covid-19 e o possível contágio do vírus. Portanto, a entrada desses fiéis para o santuário tem sido pelos portões A e B, próximos à torre. Dentro do templo, estão sendo dispostos 120 bancos, para duas pessoas cada, totalizando 240 pessoas dentro do santuário.
Já do lado de fora, está montada uma estrutura com duas tendas e 300 cadeiras, dispostas de modo que haja distanciamento de 1,5 metro entre elas. As portas de vidro das laterais do templo foram retiradas, para melhor circulação do ar. Ao fim da missa, os fiéis têm saído pela lateral do santuário, no qual têm tido acesso à santa brevemente e em seguida saem pelo portão G. Os portões E e F estão fechados. Já os portões C e D têm servido de entrada para fiéis que desejam apenas ter acesso à imagem da Imaculada. Para esses, a saída também tem sido pelo portão G. No entorno da santa, marcas no chão determinam o distanciamento dos fiéis. Cada portão de entrada tem um segurança e dois casais de voluntários, que medem a temperatura e fazem a higienização de mãos com álcool em gel.
As mudanças também estão sendo seguidas por quem quer acender velas. O velário está isolado. Voluntários recebem as velas, que são higienizadas. Pias para a lavagens de mãos estão instaladas em todo o entorno do santuário.
Comentários