NATAL DOS SONHOS

Campanha de Natal transforma cartinhas de pacientes do Hospital de Câncer em sonhos realizados

O "Natal dos Sonhos" do HCP é realizado pelo sétimo ano consecutivo, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 07/12/2020 às 19:01 | Atualizado em 07/12/2020 às 19:08
Luiz Pessoa/JC Imagem
Os pedidos vão de itens como equipamentos eletrônicos, maquiagens e instrumentos musicais à uma singela oração. - FOTO: Luiz Pessoa/JC Imagem

Cartas de Natal com desejos muito especiais podem fazer sonhos de pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) virarem realidade. Pelo sétimo ano consecutivo, o HCP e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, grupo voluntário que atua na instituição, iniciam a campanha “Natal dos Sonhos”. Nesta ação, pacientes oncológicos da pediatria HCP escrevem cartas com seus desejos de natal que podem fazer de um doador um verdadeiro Papai Noel. 

Os pedidos vão de itens como equipamentos eletrônicos, maquiagens e instrumentos musicais à uma singela oração. Diferente dos últimos anos, onde as cartas eram expostas em uma grande árvore de Natal na recepção central do hospital, este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, elas estão disponíveis no Espaço Da Paz, sala do voluntariado dentro do HCP, para diminuir o contato do público com as cartas e evitar a transmissão da covid-19. Assim, o doador, antes de ter contato com a carta, pode ter acesso a uma lista com os pedidos e, só depois, pegar a carta. O mesmo pode ser feito pelo telefone (81) 3217-8061.

Outra mudança será na entrega dos presentes. Também para evitar contaminação, a entrega não será feita de forma presencial. O doador deve deixar o presente no Espaço Da Paz, onde o mesmo será higienizado e, logo em seguida, entregue ao paciente que fez o pedido por meio de sua cartinha.

Para que o doador tenha acesso à criança, o voluntariado se encarregará de fazer o compartilhamento dos telefones entre as parte e, assim, transformar quem dará o presente em um “padrinho”. “Ter alguém para conversar é muito importante e, para uma paciente, que muitas vezes é privado do convívio social por passar muito tempo internado, ter gente nova para conversar e contar, é muito importante”, descreve a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco, Maria da Paz.

Em 2019, foram entregues 180 presentes, entre eles eletrônicos, mobílias, panetones e brinquedos. “Todos nós temos sonhos. A maioria dos pacientes tem o sonho de melhorar e voltar para. O melhor remédio é a felicidade e, ao receber um presente, carinho e atenção, esses pacientes ficam mais felizes e, assim, mais próximos de voltar para casa”, conclui Maria da Paz.

Comentários

Últimas notícias