A instalação de mesas, cadeiras, bancos, toldos, coolers ou qualquer outro objeto, não será permitida neste 31 de dezembro de 2020 ao longo de toda a praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para a festa de virada do ano. A proibição é devido à pandemia do novo coronavírus e foi adotada pela Prefeitura do Recife com o objetivo de controlar os indicadores da pandemia da covid-19 na cidade. Além desta, outras restrições serão adotadas pela cidade para evitar a aglomeração de pessoas para o Réveillon.
>> Comércio de bebidas e comidas será proibido no Ano Novo em Jaboatão dos Guararapes
>> Em média, Pernambuco registrou 1.123 casos de covid-19 por dia na última semana
>> Veja o que abre e o que fecha no Ano Novo de 2021 no Grande Recife
O comércio na praia, seja dos quiosques, barracas ou ambulantes, poderá acontecer apenas até 17h da quinta-feira (31). Segundo a prefeitura, equipes vão fiscalizar, conscientizar a população e distribuir máscaras de proteção. No dia 1º de janeiro, eles poderão reabrir às 6h, desde que seguindo as normas sanitárias vigentes.
- Diante da alta de casos da covid-19, Pernambuco convoca 900 profissionais de saúde e abre seleção para médicos intensivistas
- Terminal rodoviário do Recife tem movimentação intensa na véspera de Natal
- Veja as 10 cidades de Pernambuco com mais e menos casos de covid-19
- Em 2021, Recife terá menos feriadões; confira a lista completa de feriados
"Sabemos que não é o que ninguém esperava para o Réveillon, mas são medidas necessárias para a saúde da população e, se todos fizerem a sua parte, sairemos dessa situação mais rapidamente e com menos danos", disse João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife.
O trabalho será feito por profissionais das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), além da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal do Recife (GMR) e Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon). No total, 228 trabalhadores estarão na orla entre a quinta e a sexta-feira.
A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) vai participar da operação na orla de Boa Viagem no Réveillon com oito viaturas, com três agentes em cada. Além dos 24 guardas nos veículos, mais 34 vão estar em apoio ao serviço do Controle Urbano. A Autarquia de Transito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) manterá um efetivo com 105 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, para informar os cidadãos quanto ao uso de máscara e a preservação do distanciamento social, necessários para evitar o contágio do novo coronavírus.
Fiscais da Dircon vão fazer ronda em toda a praia para coibir o descumprimento das normas. Em caso de flagrante, os comerciantes serão notificados e, caso haja reincidência, a mercadoria será apreendida e uma suspensão da licença pode ser aplicada. A prefeitura destacou também que os comerciantes foram informados das mudanças ainda na primeira quinzena de dezembro.
Comércio de bebidas e comidas será proibido no Ano Novo em Jaboatão dos Guararapes
Bebidas e comidas não poderão ser comercializadas na orla de Jaboatão dos Guararapes, município da Região Metropolitana do Recife (RMR), na noite de Ano Novo. A decisão é uma das medidas para evitar a aglomeração de pessoas, o que pode facilitar a disseminação do novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), juntamente com outras restrições para o período das 18h do dia 31 de dezembro às 6h do dia 1º de janeiro.
A Prefeitura de Jaboatão já havia cancelado os shows e a queima de fogos de artifício na noite de Ano Novo, já sob a justificativa de evitar aglomerações de pessoas.
Não será permitida a instalação de toldos, tendas, mesas, cadeiras e guarda-sol, nem uso de caixas térmicas e similares na faixa de areia e calçadão, durante o mesmo período. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município na edição desta terça-feira (29), e vale para tanto para o comércio ambulante quanto para a população.
Segundo a Prefeitura de Jaboatão, as festas de fim de ano comprometem o distanciamento social, uma das principais medidas de contenção da doença. Para garantir o cumprimento das normas, uma operação de fiscalização envolverá agentes de várias secretarias municipais. Entretanto, a prefeitura não detalhou a quantidade de servidores envolvidos nesta fiscalização.
Comentários