LINHA DE FRENTE

Diante da alta de casos da covid-19, Pernambuco convoca 900 profissionais de saúde e abre seleção para médicos intensivistas

Os profissionais serão lotados em hospitais da Região Metropolitana do Recife e nas Gerências Regionais de Saúde de Limoeiro, Caruaru, Garanhuns e Salgueiro

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/12/2020 às 19:37 | Atualizado em 24/12/2020 às 0:00
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
A nova autorização será publicada no Diário Oficial e a SES garantiu que fará os trâmites para chamar e encaminhar todos novos profissionais para os seus postos de forma imediata. - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Enfrentando escassez de recursos humanos para o trabalho de combate à pandemia do novo coronavírus, o governo de Pernambuco anunciou a contratação de mais 900 novos profissionais de saúde aprovados em seleção pública simplificada para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). São médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem, radiologia e farmácia que serão convocados nesta quinta-feira (24) e atuarão em unidades de saúde do Estado. Além disso, o Estado vai abrir seleção para médicos intensivistas. No Recife, novos leitos de UTI serão abertos.

>> Com escalada da covid-19, Recife volta a abrir novos leitos de UTI

>> Seguindo tendência de alta, Pernambuco confirma novos 1.915 casos de covid-19 nesta quarta-feira (23)

>> Surto de covid-19 entre profissionais do Cisam obriga hospital a suspender as atividades

Os profissionais serão lotados em serviços da Região Metropolitana do Recife, área de abrangência da I Gerência Regional de Saúde (Geres) e também na II Geres (sede em Limoeiro), IV Geres (Caruaru), V Geres (Garanhuns) e VII Geres (Salgueiro).

A nova autorização será publicada no Diário Oficial e a SES garantiu que fará os trâmites para chamar e encaminhar todos novos profissionais para os seus postos de forma imediata. Dessas mais de 900 vagas, 67 são para médicos nas especialidades de cirurgia geral e vascular, clínico geral, pediatria, traumato-ortopedia e radiologia. Outras 392 vagas estão distribuídas entre diversas áreas de nível superior (biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas). Há, ainda, 441 técnicos de enfermagem, radiologia e farmácia.

No Recife, os novos profissionais serão lotados nos hospitais Otávio de Freitas (HOF), Getúlio Vargas (HGV), Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM), da Restauração (HR), Correia Picanço (HCP), Ulysses Pernambucano (Hup) e Geral de Areias (HGA).

Em Jaboatão dos Guararapes, no Hospital Jaboatão Prazeres (HPJP). Em Paulista, no Hospital da Mirueira. Em Limoeiro, no Hospital Regional Fernandes Salsa (HRFS). Em Caruaru, nos hospitais Jesus Nazareno (HJN) e Regional do Agreste (HRA). Em Garanhuns, no Hospital Dom Moura (HDM). E em Salgueiro, no Hospital Inácio de Sá (HIS).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, ao todo, neste ano houve a maior mobilização de recursos humanos da história da Saúde Pública de Pernambuco, mais de 8,1 mil profissionais foram convocados para atender a população nos hospitais estaduais, para auxiliar no processamento das amostras biológicas no Lacen e para trabalhar na Vigilância em Saúde. No momento mais crítico da pandemia, mais de 1,8 mil profissionais que já atuavam na rede, mas em ambulatórios de situações eletivas, também foram recrutados para a linha de frente do combate ao novo coronavírus ou para o atendimento no aplicativo Atende em Casa.

“Estamos trabalhando com determinação para coibir práticas de risco ou que atentem contra os protocolos vigentes, analisando permanente a situação epidemiológica para implementar as ações necessárias e conscientizando o público das medidas necessárias para evitar novos adoecimentos”, disse Longo, acrescentando que, caso seja necessário, os pernambucanos poderão contar com uma rede ampla, espalhada por todas as regionais de saúde do Estado, pronta para prestar o atendimento devido.

Profissionais para Terapia Intensiva 

O Estado também publicará, no Diário Oficial desta quinta-feira (24), a autorização para a realização de nova seleção pública simplificada para contratação de 60 médicos intensivistas, que vão atuar nas UTIs da rede pública. A previsão é que o edital seja publicado nos próximos dias. Das vagas, 44 serão para intensivistas de adultos e 16 para intensivistas pediátricos, que serão lotados em serviços das I, IV e V Geres.

Atualmente, a rede de saúde pública de Pernambuco conta com 913 leitos em todo o Estado dedicados, exclusivamente, aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo, portanto, casos suspeitos e confirmados da covid-19.

Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco

O governador Paulo Câmara também autorizou a chamada de 49 biomédicos aprovados em seleção pública simplificada para reforçar as escalas do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Segundo o Estado, com a autorização, já publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (23.12), a Secretaria de Saúde já iniciou os trâmites para convocação e encaminhamento dos profissionais.

“Estamos trabalhando permanentemente para prover o Lacen das condições necessárias para o processamento das amostras biológicas dos pacientes suspeitos para a Covid-19. Convocamos aprovados em seleções simplificadas e em concurso público, inauguramos um novo parque tecnológico que quadruplicou a capacidade de processamento dos exames de RT-PCR e fizemos diversas melhorias estruturais. Com isso, saímos de 770 exames semanais para uma capacidade de até 21 mil por semana” informou André Longo.

Neste mês de dezembro, outros 23 técnicos de laboratório foram convocados para o Lacen-PE e estão sendo lotados na sede do órgão, no Recife, além dos laboratórios das Geres de Caruaru (IV), Petrolina (VIII) e Serra Talhada (XI).

Reabertura de leitos no Recife

Os casos de covid-19 voltaram a subir e, a partir da primeira quinzena de janeiro, 80 novos leitos de UTI serão disponibilizados pela Prefeitura do Recife, no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), localizado no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife. Essas vagas serão para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19. Segundo a prefeitura, o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o prefeito eleito João Campos (PSB) tomaram a decisão em conjunto e fizeram o anúncio na tarde desta quarta-feira (23).

Em agosto, quando os indicadores da pandemia registravam cerca de cinco meses de queda, a Prefeitura iniciou a desativação de seis dos sete hospitais de campanha construídos no pico da crise sanitária. Atualmente, apenas o Hospital Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, permanece funcionando completamente – com 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Outros 102 leitos também estão disponíveis no Hospital Evangélico e nas policlínicas municipais, totalizando 262 em funcionamento. Todos são regulados pelo Governo de Pernambuco.

Os equipamentos utilizados nos 80 novos leitos do HECPI foram adquiridos anteriormente pela prefeitura para os hospitais de campanha. Juntando-se aos 120 que continuam em funcionamento na rede municipal de saúde. Com a ativação dos novos leitos o Recife terá um total de 342 leitos dedicados à covid-19, dos quais 200 UTIs e 142 enfermarias.

A estrutura de internamento do hospital, que conta com 62 vagas de enfermaria e 10 de UTI, passa a dispor de equipamentos para garantir o suporte de tratamento intensivo voltado para a covid-19. Além desses, outros oito leitos localizados na sala de Recuperação do Bloco Cirúrgico também serão transformados em UTIs, totalizando assim 80 novas vagas de UTI. Os respiradores e os demais equipamentos médico-hospitalares são parte dos aparelhos que foram utilizados nos hospitais de campanha da Prefeitura que foram desativados.

“Em uma decisão conjunta na equipe de transição do atual governo com a próxima gestão, chegamos à conclusão da necessidade de abertura de mais leitos de UTI na cidade do Recife. Por isso, a gente vai converter o Hospital do Idoso para a parte de internação dele receber pacientes com covid. O Recife hoje tem 120 leitos de UTI, 93 deles estão ocupados, sendo 45 com pacientes moradores da cidade. Com a conversão do Hospital do Idoso a gente vai passar para 200 leitos de UTI da Prefeitura do Recife para o atendimento dos pacientes da covid.”, comunicou o prefeito Geraldo Julio.

Mesmo com a abertura desses leitos, o Hospital da Pessoa Idosa continuará com o ambulatório aberto. No entanto, de acordo com a prefeitura, os pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 terão entrada separada dos demais atendimentos. O HECPI continuará disponibilizando mais de 15 especialidades de saúde, como geriatria, cardiologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Além disso, o Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico, que oferece exames laboratoriais e de imagem, como tomografia e ressonância magnética, também será mantido.

“Estamos aqui para anunciar que foi tomada a decisão, conversando com a gestão do prefeito Geraldo Julio e com a nossa equipe de transição, que parte da estrutura do Hospital do Idoso será destinada para o acolhimento das pessoas com covid. Serão 80 leitos de UTI e a Prefeitura faz esse esforço junto com o Governo do Estado, para possibilitar que as pessoas de nossa cidade, principalmente as pessoas idosas, que representam o maior grupo de risco, tenham o acolhimento e possam ter a estrutura necessária para fazer o tratamento de covid", completou o prefeito eleito João Campos.

“O Hospital da Pessoa Idosa tem no módulo de internação uma entrada separada na parte de exames e consultas. Isso permite que os exames, que são marcados pela prefeitura, e as consultas com especialistas possam continuar acontecendo, mesmo que a parte de internação do hospital atenda pacientes com covid. Esses equipamentos que vão formar os 80 leitos de UTI foram adquiridos pela Prefeitura e utilizados nos hospitais de campanha. Agora encontramos uma nova função, mais uma vez atendendo a população do Recife, no momento em que o número de casos esperado para o primeiro trimestre exige medidas como essa, de preparação da nossa cidade”, explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Pandemia em Pernambuco 

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 1.915 casos de covid-19 em Pernambuco. É a segunda vez nesta semana que o número de confirmações ultrapassa 1.900. Dos casos confirmados, 38 (2%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 1.877 (98%) são considerados leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar, que estava na fase final da doença ou já curados. Com aumento de 26%, a média móvel de casos no Estado apresenta tendência de alta.

Comentários

Últimas notícias