Assim como no Enem, os estudantes inscritos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) terão que realizar as provas usando máscaras para se protegerem da covid-19. A regra consta nos três manuais do candidatos referentes às três etapas do processo seletivo (SSA 1, SSA 2 e SSA 3). Ao todo há 63.465 candidatos. Os primeiros a fazerem as provas, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, serão os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio. Os feras do 3º ano, ou seja, do SSA 3, terão avaliação em 4 e 5 de fevereiro.
O manual informa também que a distribuição dos estudantes nas salas de realização das provas respeitará o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras. "Os participantes e envolvidos no certame devem usar obrigatoriamente máscaras, respeitar o distanciamento social e manter a higienização necessária para evitar contaminações, como a limpeza das mãos, por exemplo", destaca o documento, no item referente às normas de biossegurança.
"Seguiremos todo o protocolo elaborado pelo governo estadual e pela universidade. Os candidatos podem ficar tranquilos que todos cuidados serão tomados", assegura o pró-reitor de graduação e presidente da comissão de vestibular da UPE, Ernani Martins.
Conforme o cronograma informado nos manuais do candidato, o detalhamento das regras durante a realização do vestibular seriado será feito na próxima sexta-feira (15), quando haverá divulgação dos cartões de inscrição dos três processos seletivos. No SSA 1 estão inscritos 26.347 estudantes. Para o SSA 2 são 22.836 e para o SSA 3 há 14.282 candidatos.
REAPLICAÇÃO
Diferentemente do Enem, no SSA não há reaplicação das provas para quem estiver com covid-19. Caso algum candidato tenha sido infectado, ele realizará os testes nas mesmas datas que os demais concorrentes, com a diferença que fará o vestibular em um ambiente isolado. De acordo com Ernani Martins, se o estudante adoecer até 14 dias antes da seleção ele deverá entrar em contato com a comissão para requerer atendimento especial.
"Caso o candidato tenha diagnóstico confirmado de covid-19 ou exame RT-PCR que comprove a doença, ele precisará solicitar regime especial de provas. A comissão vai analisar e definir o local em que o estudante responderá a avaliação", explica o pró-reitor da UPE. Uma das possibilidades é fazer o SSA no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, ligado à UPE e que recebe pacientes com covid.
Se o estudante apresentar sintomas durante a realização das provas, ele vai ser conduzido a uma sala específica para fazer os testes "em condições semelhantes aos demais candidatos sob a fiscalização dos colaboradores e orientação dos profissionais de saúde participantes da aplicação de provas".
Comentários