METEOROLOGIA

Porto do Recife instala estação meteorológica

Com a instalação, os pesquisadores que realizam estudos ambientais na passarão a contar com dados mais precisos da região

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/01/2021 às 17:38 | Atualizado em 12/01/2021 às 17:57
Notícia
X

Uma estação meteorológica foi instalada no Porto do Recife para disponibilizar o monitoramento das variáveis climáticas locais. A ação tem como objetivo melhorar os indicadores de sustentabilidade da empresa e evoluir no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), monitorado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

De acordo com o Porto do Recife, os indicadores que compõem o IDA foram escolhidos com base em literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Com isso, os 38 indicadores foram, então, classificados e ponderados entre si quanto ao grau de importância de cada um. "A distribuição de pesos entre os indicadores foi baseada na percepção dos técnicos da Gerência de Meio Ambiente e dos responsáveis pelos setores de meio ambiente de 30 portos organizados”, explicou o presidente do Porto do Recife Jaime Alheiros.

Com a instalação, o Porto do Recife afirmou que os pesquisadores que realizam estudos ambientais na área do Porto e no centro da capital passarão a contar com dados mais precisos da região, já que, atualmente, todos os dados fornecidos são da estação do Curado, na Zona Oeste da capital pernambucana. O equipamento também fornecerá dados mais exatos para a navegação.

Nova estação

A nova estação é equipada com instrumentos e sensores capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar e chuva. Os dados registrados são processados no sistema HOBOware Pro e entregue em gráficos, os quais ficam disponíveis para os interessados, no site do Porto do Recife.

No mês de teste foram registradas as seguintes a máximas, médias e mínimas da região. Veja:

Temperatura: Máx - 31,4ºC; Min - 23,9ºC; Média - 28,05ºC

Velocidade do vento: Máx - 8,02 m/s; Min - 0,0 m/s; Média - 3,91m/s

Rajada de vento: Máx - 11,02 m/s; Min - 0,67 m/s; Média - 5,08m/s

Pluviosidade: Máx - 1mm; Min - 0,0mm; Média - 0,0mm

Umidade Relativa: Máx - 92,9%; Min - 87,9%, Média - 73,89%.

 

Tags

Autor