aposentadoria

Após nove anos na PM de Pernambuco e R$ 2 milhões em apreensões, pastor alemão se aposenta

Ninja se tornou referência com seu faro apurado para ajudar os policiais na apreensão de entorpecentes

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 22/01/2021 às 17:22 | Atualizado em 22/01/2021 às 19:14
Notícia
X

Com um legado de conquistas, um herói se despediu da Polícia Militar de Pernambuco. Trata-se do cão Ninja, um pastor alemão que ao longo de nove anos prestou serviços à Corporação e agora está "aposentado". A PM calcula que, no seu tempo de serviço, Ninja ajudou na apreensão de mais de R$ 2 milhões em entorpecentes.

Nascido no dia 7 de Setembro de 2011 e adquirido ainda filhote no Canil Caraíbas, de Goiás, ele logo se tornou referência com seu faro apurado para ajudar os policiais a localizar drogas, primeiro na Companhia Independente De Policiamento Com Cães (CIPCães) e depois no 1º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp), de Caruaru, no Agreste pernambucano.

A princípio, o cão Ninja foi trazido para Pernambuco para ser treinado para atuar na Copa do Mundo de 2014, ocasião em que seu faro apurado chamou a atenção dos treinadores. “Cada cão tem suas características próprias. É uma questão de genética. Uns são mais agressivos, para o trabalho policial, outros se destacam pelo faro, que é o caso de Ninja, que tem um faro muito aguçado”, disse o comandante do 1º BIEsp, tenente coronel Bantim.

De acordo com o tenente, o animal também teve uma grande importância para consolidar o nome do batalhão. “Quando chegamos a Caruaru os índices de violência estavam muito altos. E no combate ao tráfico, ele se destacou. Quando recebíamos uma informação sobre entorpecentes, bastava passar com Ninja que ele logo indicava onde as drogas estavam escondidas”, contou o oficial. 

Além de ajudar a Polícia Militar, o pastor alemão também apoiou ações da Polícia Civil de Pernambuco e da Polícia Rodoviária Federal, ganhando a admiração de todos os profissionais de segurança no Agreste do Estado.

Aposentadoria

A decisão de aposentar o cão Ninja se deu porque o animal apresentou uma enfermidade na pata e estava sentindo dores quando era acionado para operações em terrenos mais acidentados. No entanto, apesar da decisão, o pastor alemão não ficará desamparado: ele será doado ao policial mais antigo do canil, que o levará para casa, e deverá cuidar dele para o resto da vida.

História

De acordo com a Polícia Militar, ao longo dos nove anos de serviços prestados, Ninja colecionou feitos marcantes. Ele participou da maior apreensão de maconha da história do Estado de Pernambuco, realizada na cidade de São Caetano, no Agreste do Estado. Na ocasião, foram apreendidas aproximadamente nove toneladas do entorpecente. Ele participou também da maior apreensão de crack, em 2018.

O cachorro ajudou a apreender aproximadamente dez toneladas de maconha durante toda a carreira e ajudou o 1º BIEsp a debelar aproximadamente mil pontos de tráfico de drogas desde 2017. O cão também trabalhou para ajudar as equipes do batalhão na apreensão de aproximadamente 100 armas de fogo.

 

 

Tags

Autor