Investigação

Em Pernambuco, 44% das operações da PF em 2020 foram de combate à corrupção

A polícia atuou, também, na apuração dos recursos destinados à covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 29/01/2021 às 12:56 | Atualizado em 03/02/2021 às 15:00
Notícia
X

A Polícia Federal em Pernambuco realizou uma coletiva, na manhã desta sexta-feira, apresentando dados sobre suas operações realizadas em 2020. Em meio à pandemia, 44% das operações da PF foram relacionadas ao combate à corrupção, entre elas ações que apuraram a destinação de recursos para o enfrentamento à covid-19.

Em setembro passado, por exemplo, a Polícia Federal atuou na Operação Desumano, que apurou supostas irregularidades na contratação de uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerenciamento de serviços de saúde pelas Prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Na ocasião, a PF apontou que os levantamentos iniciais identificaram fatores de risco quanto à execução dos valores em que a empresa investigada foi favorecida, em decorrência de dois processos de dispensa de licitação. Juntos, eles somavam quase R$ 58 milhões.

>> PF cumpre mandado de prisão temporária em operação que mira prefeituras do Recife e Jaboatão

>> Covid-19: Suspeita de desviar recursos, empresa de tecnologia segue proibida de firmar contratos com o poder público

>> PF prende empresário em operação que mira supostos desvios em contratos da covid-19 nas prefeituras do Recife e Jaboatão

As investigações seguem e na última semana, a Justiça Federal determinou à Prefeitura do Recife e à organização social de saúde (OSS) Instituto Humanize que a documentação referente ao pagamento dos médicos subcontratados pelo instituto seja submetida à fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de PE (TCE). "Com a colaboração do Tribunal, busca-se garantir a análise da legalidade e da legitimidade dos procedimentos adotados, especialmente verificar se os serviços foram efetivamente prestados pelos profissionais de saúde, se de fato faziam parte do objeto do contrato e se houve compatibilidade dos valores pagos com os praticados no mercado", informou o MPF.

A Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado (DRCOR) que também atua na repressão aos desvios de recursos públicos realizou 51 operações, 723 Inquéritos relatados (concluídos). Foram R$ 102.517.647,78 apreendidos, 240 prisões, 36 armas apreendidas, além de 460 mandados de busca e apreensão cumpridos.

Tráfico de entorpecentes

 

POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO
Polícia Federal atuou também no Sertão para erradicação de plantações de maconha - POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO

Outros 25% das operações foram de combate ao tráfico de drogas e, em ano eleitoral, 15% foram relacionadas ao pleito de 2020. Na repressão ao tráfico de drogas, a polícia destacou que 1.468.218 pés de maconha foram erradicados (equivalente a 489 Toneladas), 2.619kg de maconha pronta apreendida, 1.152kg de cocaína (recorde dos últimos 10 anos) e ecstasy: 3560 comprimidos.

>> PF apreende 1,5 tonelada de maconha em Carpina, superando todas as apreensões de 2020

Mesmo com o trabalho da polícia de apresentar elementos para um pedido de prisão, estes nem sempre são deferidos pela Justiça. Durante a coletiva desta manhã, a superintendente da PF-PE, Carla Patrícia Cintra, explicou que não se pode trabalhar com sentimento de frustração.

"De fato, fizemos representações de prisão, quando representamos é de forma devida e adequada, mas temos o sistema legal em que a ordem parte do Judiciário. Não podemos ficar chateados, faz parte. A Polícia Federal está preparado para isso. Se não se convenceu com os fatos levados, a investigação continua. Nossa atuação é profissional, se faltam elementos, vamos atrás de novos", explicou.

No balanço, a PF apresentou os seguintes resultados para 2020:

624 agências bancárias fiscalizadas;

58 empresas de segurança fiscalizadas;

4.274 registros de armas emitidos;

24.303 passaportes emitidos;

158.012 atendimentos de imigração em portos e aeroportos;

523 processos analisados e movimentados, 34 fiscalizações em empresas e 2 inspeções prévias;

Interpol

Foram 20 difusões vermelhas publicadas (foragidos da Justiça brasileira que estão no exterior); 02 prisões de procurados internacionais; 01 extradição passiva; 01 localização de menor oculto de autoridades internacionais.

Tags

Autor