abastecimento de água

Novo rodízio de água aumenta procura por baldes no Grande Recife

Moradores têm medo de ficar sem água para as necessidades básicas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 02/02/2021 às 18:10 | Atualizado em 03/02/2021 às 0:12
Notícia
X

Com informações de Michael Carvalho, da Rádio Jornal

O novo calendário da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) de abastecimento de água, que afeta dez municípios do Grande Recife, tem causado um grande aumento na procura por baldes em estabelecimentos comerciais. Os moradores têm medo de ficar sem água para realizar as necessidades básicas.

Moradora da Bomba do Hemetério, na Zona Norte da capital pernambucana, a dona de casa Edilene Nascimento é uma das pessoas que sofrem com menos água nas torneiras. Em seu quintal, são necessários diversos reservatórios para suprir as necessidades de toda família.

"Eu tenho três crianças e tem que ter água, ou, vai ficar todo mundo sem tomar banho. É preciso água para lavar roupa, tomar banho e para cozinhar, porque nem toda semana a gente tem dinheiro para comprar água mineral", disse.

>> Novo rodízio de água aumenta a procura por caixa d'água no Grande Recife

Válido desde o dia 25 de janeiro, o novo racionamento será mantido por tempo indeterminado e deixará alguns bairros da Região Metropolitana do Recife até 20 dias sem água. A estudante Taís Lira viu a notícia nos jornais e correu para comprar mais um balde para reservar água. "Tantos dias faltando água tem que economizar e juntar para não faltar para as necessidades básicas", desabafou.

No comércio é possível notar que há uma grande procura da população para comprar este produto. Vendedor de um estabelecimento comercial, Pedro Urbano tem atendido diversos clientes, que não conseguiram achar baldes em outros locais. "Teve um aumento por volta de  80%. O pessoal chega aqui e diz que não achou em canto nenhum", pontuou o vendedor.

Além dos baldes, um outro iterm que também está sendo bastante procurado pelos moradores do Grande Recife são as caixas d'água, como foi informado pelo Jornal do Commercio, na semana passada. 

CONFIRA NOVO CALENDÁRIO

Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu

Agora ficam um dia com água e sete dias sem.

Recife

  • Linha do Tiro, Beberibe, Alto Santa Terezinha, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto do Deodato, Alto José Bonifácio, Alto do Pascoal, Fundão, Porto da Madeira, Cajueiro, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Campina do Barreto, Arruda e parte dos bairros do Espinheiro, da Jaqueira, da Tamarineira, do Rosarinho, do Parnamirim e Aflitos agora ficam um dia com água e dois dias sem.
  • Engenho do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Caxangá, Jardim Petrópolis, Loteamento Novo Caxangá, Iputinga, Nova Morada, Vila Felicidade, Monteiro, Apipucos, Jaqueira, Dois Irmãos, Macaxeira, Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Alto Santa Isabel, Mangabeira, Alto do Mandu, San Martin, Jiquiá, Vietnã e parte dos bairros da Tamarineira, do Rosarinho, do Parnamirim, dos Aflitos, da Torre, do Zumbi e Prado agora ficam um dia com água e cinco dias sem.
  • Mustardinha, Ilha do Leite, Madalena, Graças, Coelhos, Paissandu, Boa Vista, Santo Amaro, Recife Antigo, Tacaruna, Vila Santa Luzia e parte dos bairros do Prado, da Torre, do Espinheiro, dos Aflitos e do Zumbi agora ficam um com água e um dia sem.
  • Jordão Alto e Jordão Baixo ficam 12 horas com água e 72 horas sem.
  • Ibura de Baixo e UR3 ficam um dia com água e dois dias sem.

Jaboatão dos Guararapes

Engenho Velho, Santo Aleixo, Fazenda Suassuna, Centro, Bela Vista, Alto da Fábrica, Alto do Raposo, Multifabril, Vila Piedade, Lote 23, Vila Natal, Artur Xavier, 21 de Abril, Hermes de Fonseca, Bom Sucesso, Carlos Pinto, Nossa Senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Marechal Rondon, Quitandinha, Alto Santa Rosa e Vila Rica)

Agora ficam um dia com água e 20 dias sem.

Cabo de Santo Agostinho

  • Garapu, Cohab, Vilas Sociais, Pista Preta, Vila Pirapama ficam com um dia de água para um dia sem. Alto do Cruzeiro e Charnequinha agora ficam 16 horas com água e 24 horas sem.
  • Cidade Jardim, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Itapuama e Paiva agora ficam com 16 horas de abastecimento e 36 horas sem.

Camaragibe

Agora fica um dia com água e 15 dias sem.

São Lourenço

Agora fica um dia com água e 10 dias sem.

Moreno

Agora fica dois dias com água e nove dias sem.

Os ajustes de calendário serão implantados de forma gradual a partir de 25/01/21

Tags

Autor