COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

"O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" é o tema da redação do Enem digital

Prova de redação é a única, no modelo digital, que será feito manualmente. Os outros quatro testes objetivos vão ser respondidos direto nos computadores

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 31/01/2021 às 14:04 | Atualizado em 31/01/2021 às 14:32
Notícia
X

Os 93.079 inscritos para o formato digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão escrever uma redação sobre "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". A avaliação começou às 13h30 neste domingo e vai até 19h. A redação é a única prova realizada manualmente. 

Os outros dois testes de hoje, ciências humanas e linguagens, são respondidos direto nos computadores dos locais em que foram designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo exame. O Enem digital continuará no próximo domingo (dia 7) com provas de matemática e ciências da natureza.

No Enem tradicional, realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, o tema da redação foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

As regras da redação são as mesmas do Enem impresso: o texto precisa ser escrito com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Precisa ter no mínimo 8 e no máximo 30 linhas. Caso o candidato escreva até sete linhas levará zero no prova.

Nas provas objetivas, os participantes marcam as respostas na tela do computador, por meio de um teclado digital acionado com o mouse.

Em Pernambuco, o Enem digital teve 2.822 inscritos, com realização das provas no Recife, em Caruaru e em Petrolina. No País, a avaliação está acontecendo em 104 cidades brasileiras.

Amazonas

Para 2.896 inscritos do Amazonas e os 111 participantes que fariam o exame no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP), o exame será nos dias 23 e 24 de fevereiro, datas reservadas para reaplicação.

A versão digital não será aplicada aos participantes que realizariam as provas no IFAP após interdição do prédio pela Defesa Civil do Amapá, em razão de problemas estruturais nos blocos onde seriam aplicado o exame. A aplicação do Enem Digital está confirmada nos outros locais de provas da capital amapaense, para 671 participantes.

Correção

As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero. Veja o que zera a prova: 

• Fuga ao tema proposto ou tipo textual diferente do dissertativo-argumentativo;

• Desrespeito à seriedade do exame, com uso de impropérios ou outras formas de anulação da redação;

• Cópia integral de textos motivadores ou do Caderno de Questões;

• Presença de parte deliberadamente desconectada do texto;

• Texto escrito em língua estrangeira, ilegível ou com menos de 7 linhas


 

Tags

Autor