Lá vem um novo aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife

SEGURANÇA Governo de Pernambuco anunciou ontem a convocação de 1.925 concursados das polícias e do Corpo de Bombeiros

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 05/02/2021 às 2:00
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
REFORÇO Se festa for autorizada, mais policiais estarão nas ruas - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

A convocação de 1.925 aprovados em concursos para a área de segurança pública em Pernambuco foi comemorada ontem. Depois de mais de um ano de promessas, finalmente o governo do Estado anunciou a contratação de novos profissionais, que vão passar por cursos de formação a partir de abril. Mas, na prática, a população, que cobra mais policiamento, não deve sentir um efeito prático nas ruas. Isso porque há um déficit de 10 mil policiais militares no Estado. A primeira turma a ser formada, com 750 soldados, só deve chegar às ruas no final do ano.

Segundo o Portal de Transparência, o efetivo atual é de quase 17 mil PMs. O ideal seria ao menos 26.865. O Estado convocará 1.450 aprovados para o curso de formação de soldado (700 só em janeiro do próximo ano). Portanto, haverá uma pequena diminuição do déficit histórico. Apesar disso, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, declarou ontem que os novos policiais vão contribuir com o combate à violência e estarão espalhados em todas as regiões do Estado. "Daremos maior musculatura à prevenção e repressão de crimes", disse.

Aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil também serão convocados. Em abril, 50 começam um treinamento, que deve durar quatro meses. Em abril de 2022, mas 50. A expectativa é que os novos profissionais conseguiam praticamente zerar o déficit que existe hoje no Estado. Reportagem do JC, publicada na semana passada, constatou que há delegacias de vários municípios do interior sem delegados titulares. Profissionais precisam se desdobrar e acumular delegacias de até três municípios ao mesmo tempo. No interior, 14 municípios tiveram recorde histórico de assassinatos em 2020.

A Polícia Científica também ganhará profissionais. Em abril, 50 aprovados farão curso para médico legista. Outros 45 para auxiliar de perito. Ambos com quatro meses de duração. Segundo a gestora, Sandra Santos, haverá reforço no interior. "Vamos fortalecer as perícias médico-legais para casos de violência contra as mulheres, sexuais, contra a criança e adolescentes e de crimes contra a vida."

Por fim, o Corpo de Bombeiros ganhará 200 novos soldados e mais 20 oficiais. A primeira turma de praças, a ser iniciada em abril, contará com 100 aprovados. O curso vai durar sete meses.

"O ano de 2020 foi muito difícil, por causa da pandemia, e afetou todos os pernambucanos. Mas temos que continuar avançando. Apesar de tantas restrições, a segurança pública é prioridade e esses novos 1.925 profissionais vão ajudar nosso Estado", declarou o governador Paulo Câmara, ontem, na reunião mensal do Pacto pela Vida, na Secretaria Estadual de Planejamento.

O principal calo do Estado, atualmente, é o aumento dos homicídios. O ano de 2020 fechou com 3.759 mortes. Um crescimento de 8,4% em relação a 2019, quando o previsto pelo Pacto seria a redução anual de 12%.

 

ALUÍSIO MOREIRA/SEI
O ano de 2020 foi muito difícil, por causa da pandemia, e afetou todos os pernambucanos. Apesar de tantas restrições, a segurança pública é prioridade e esses novos 1.925 profissionais vão ajudar muito nosso Estado", diz o governador Paulo Câmara - FOTO:ALUÍSIO MOREIRA/SEI

Comentários

Últimas notícias