Paulista reforça serviços do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família nos CRAS
Atendimento ao público para programas e benefícios contemplados pelo CadÚnico ocorre em todas as seis unidades do CRAS do município
O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), reforçou os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o atendimento ao público para programas e benefícios sociais, como o Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Assim, não há mais atendimento presencial para o serviço no Centro Administrativo.
As seis unidades do CRAS da cidade estão recebendo a população. Cada centro conta com um profissional habilitado para realizar o CadÚnico, um conjunto de informações que identifica e caracteriza as famílias brasileiras de baixa renda. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios. Devem se inscrever no serviço as famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou com renda familiar total de até três salários mínimos.
- Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021
- Governo quer mudar Bolsa Família com promessa de incluir mais 200 mil famílias
- Baleia Rossi: temos de achar financiamento para Bolsa Família ou estender auxílio
- 13° do Bolsa Família de Pernambuco vai movimentar R$ 154 milhões na economia; confira o calendário
- Paulo Câmara critica fim do 13° do Bolsa Família do governo Bolsonaro e proposta de mudança no cadastramento do programa
- Livre dos reajustes a servidor público, Paulo Câmara turbina 13º do Bolsa Família no Estado
- Auxílio emergencial deve ser retomado para quem recebe ou está na fila do Bolsa Família
Essa base de dados seleciona e a inclui famílias de baixa renda em programas e benefícios federais, que utilizam o Cadastro como base para seleção dos beneficiários. O Bolsa Família, o “Minha Casa, Minha Vida” (atual Programa Casa Verde e Amarela), a Carteira do Idoso, Benefício de Prestação Continuada são exemplos de programas inseridos no sistema.
Para realizar inscrição, é necessário apresentar documentos originais do Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade (RG), comprovante de residência, carteira de trabalho e certidão de casamento, todos originais. Os CRAS funcionam de segunda à quinta, das 8 às 12h.
De acordo com o município, a medida de colocar reforçar os serviços no CRAS tem como objetivo facilitar o acesso da população à assistência social, no qual são disponibilizados mais pontos de atendimento para que haja uma maior eficácia na prestação do serviço.
Veja os endereços de todas as unidades:
CRAS 1: Av. Dr. José Mariano, s/nº, Paratibe, no Clube da Santista. Bairros atendidos: Arthur Lundgren 1, Artur Lundgren 2, Paratibe e Jardim Velho.
CRAS 2: Av. Ministro Marcos B. Freire, nº 45, Jardim Paulista Baixo. Bairros atendidos: Jardim Baixo, Jardim Alto, Centro, Mirueira, Sítio Fragoso, Chã da Mangabeira, Vila Torres Galvão, Muribeca I, Muribeca II, Mata da Ronca.
CRAS 3: Rua Comendador Manoel Figueiroa, nº 57, em frente ao Hospital Nossa Senhora do Ó. Bairros atendidos: Janga, Beira Mar e Pau Amarelo.
CRAS 4: Rua 32, nº 671, Maranguape II. Bairros atendidos: Jaguarana, Alameda, Maranguape II e Riacho de Prata I e II.
CRAS 5: Rua Finlândia, nº 61 Qd. 2, Conceição. Bairros atendidos: Engenho Maranguape, Chega Mais, Nossa Senhora do Ó, Maria Farinha, Pau Amarelo, Conceição I e II.
CRAS 6: Rua 96, nº 220, Maranguape I. Bairros atendidos: Maranguape I, Jardim Maranguape, Nobre e Beira Mangue.