operação carnaval 2021

PRF intensifica fiscalização durante período de Carnaval em Pernambuco

Cerca de 100 mil veículos devem circular em direção ao Litoral Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/02/2021 às 17:49 | Atualizado em 11/02/2021 às 18:03
Notícia
X

A partir desta sexta-feira (12) as rodovias federais pernambucanas contarão com a Operação Carnaval 2021, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem como objetivo proporcionar segurança viária, mobilidade e segurança pública nos locais. A ação será realizada até a Quarta-feira de Cinzas (17) e está inserida na Operação Rodovida, que promove a integração entre os órgãos públicos, com foco na redução da violência no trânsito.

Apesar do Estado ter cancelado as tradicionais festas de Carnaval, muitas famílias planejam viajar para a praia ou interior no período. Diante disso, a PRF irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento em horários e locais de maior movimentação de veículos, principalmente nas BRs 101, 232, 104, 423 e 428. A estimativa da Concessionária Rota do Atlântico é de que cerca de 100 mil veículos circulem em direção ao Litoral Sul entre a sexta (12) e a quarta-feira (17).

A Operação Carnaval 2021 tem como foco as infrações graves, que podem resultar em pessoas feridas ou mortas, a exemplo das ultrapassagens em local proibido, embriaguez ao volante e uso irregular de motocicletas. De acordo com a PRF, durante as abordagens, serão verificados se todos os ocupantes do veículo utilizam cinto de segurança ou o dispositivo de retenção para crianças (bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação), bem como a documentação e o estado de conservação do veículo.

Com apoio Comando de Operações Especiais, dos Grupos de Motociclistas e de Patrulhamento Tático da PRF, ação também busca proporcionar mais segurança e evitar assaltos, receptação de veículos roubados, porte ilegal de arma, contrabando e tráfico de drogas.

Dicas de segurança para quem for viajar de carro:

  • Revise os principais itens do veículo antes de pegar a estrada;
  • Planeje o melhor horário para viajar e o caminho a ser percorrido;
  • Descanse bem e confira a documentação pessoal e do automóvel;
  • Fique atento ao comportamento dos outros motoristas e pedestres;
  • Mantenha uma distância segura dos demais veículos;
  • Só ultrapasse em locais permitidos e quando tiver a certeza de que essa manobra não coloca em risco a segurança do trânsito;
  • Em caso de emergência, ligue 191.

Tags

Autor