ABASTECIMENTO

Falha na subestação de Mirueira, em Paulista, causa queda de energia no Grande Recife

Problema foi relatado por moradores na Região Metropolitana do Recife durante a tarde desta sexta-feira (12)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/02/2021 às 16:16 | Atualizado em 16/11/2023 às 16:37
Notícia
X

Atualizada às 17h18

Uma falha no funcionamento da subestação de Mirueira, em Paulista, no Grande Recife, causou problemas no abastecimento de energia em alguns bairros da região na tarde desta sexta-feira (12). 

De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que é responsável pela administração da subestação, o defeito em um equipamento levou ao desligamento automático das cargas supridas através da subestação Mirueira.

Após o isolamento do equipamento defeituoso, a subestação foi restabelecida. A primeira carga foi normalizada às 15h41 e a plena normalização das cargas aconteceu às 15h48.

Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a carga dos locais que apresentaram queda de energia precisa ser retomada aos poucos para que o sistema não seja sobrecarregado. 

Nas redes sociais, moradores de Olinda, Paulista, Camaragibe e do Recife relataram a queda de energia. Na capital pernambucana, de acordo com os relatos, o problema parece ter atingido a Zona Norte e o Centro da cidade.

De acordo com os moradores das cidades, a falha também parece ter afetado o sinal de internet em alguns locais. 

Por causa da falta de energia, o semáforo da Avenida Mascarenhas de Moraes, no cruzamento com a Rua Antônio Falcão, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ficou sem funcionar e causou engarrafamento no local. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), equipes foram ao local para fazer o reparo do equipamento. Além disso, equipes do órgão estão na avenida para orientar os condutores que transitam pela via.

Abastecimento de água

Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que a falta de energia impactou diretamente na operação de vários sistemas de abastecimento de água que atendem os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Além disso, de acordo com a Companhia, a interrupção do fornecimento de energia provocou algumas situações de estouramentos em adutoras, como foi o caso da Adutora de Viana, que atende a cidade de Camaragibe, e a Estação Elevatória do Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata.

A Compesa afirmou ainda que o contratempo prejudicou os calendários de abastecimento, já que os sistemas precisam de um tempo para a retomada plena das operações.

 

Confira um vídeo da nuvem que surgiu no céu da subestação na tarde desta sexta:

Tags

Autor