FISCALIZAÇÃO

Mesmo sem Carnaval oficial, fiscalização da Lei Seca é reforçada em Pernambuco

Secretaria Estadual de Saúde alerta para que motoristas não misturem bebida com direção. Fiscalização será reforçada no Grande Recife, litoral e Agreste

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 13/02/2021 às 14:26 | Atualizado em 13/02/2021 às 14:30
Notícia
X

Sem programação oficial no Carnaval, por causa da pandemia de covid-19, a opção de muitos foliões é ir à praia ou viajar para o interior. Para coibir a mistura de bebida e direção, o governo de Pernambuco promete intensificar as ações da Lei Seca, deste Sábado de Zé Pereira (13) até a Quarta-feira de Cinzas (17). Embora a fiscalização vá contemplar vários locais, a prioridade será a Região Metropolitana do Recife, o litoral e o Agreste. Também em cidades que mantiveram o ponto facultativo nos dias de folia, como Bezerros, terra dos papangus (Agreste), e Tamandaré (Litoral Sul).

Na manhã deste sábado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve em uma blitz montada na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife. "Neste sábado que normalmente é chamado de Sábado de Zé Pereira, queremos trazer a mensagem de cuidado para que as pessoas, além de ter todos os cuidados relacionados à pandemia, não misturem álcool e direção, prevenindo assim acidentes graves e que levam os pacientes às nossas unidades hospitalares”, destacou André Longo.

"Precisamos evitar aglomerações e ratificar a importância de manter o distanciamento social, além das medidas de higiene e de etiqueta respiratória. Vamos guardar a famosa irreverência dos pernambucanos para quando vencermos essa batalha contra a Covid-19. Nossos atos serão decisivos neste momento e determinarão os passos que poderemos dar nos próximos meses. O recolhimento, neste momento, é necessário", comentou o secretário estadual de Saúde.

A Operação Lei Seca (OLS) acontecerá em horários variados em todos os dias. Objetiva também evitar as aglomerações comuns no período momesco, o que pode provocar aumento nos casos de covid-19 no Estado. Neste sábado, o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde registrou 1.805 nvos casos da doença. Entre os confirmados, 64 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.741 (92%) são leves.

Até agora, Pernambuco totaliza 279.637 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia, em março do ano passado. Também foram confirmados 23 óbitos, ocorridos entre 19 de janeiro e a última quinta-feira (11). Já são 10.644 mortes no Estado provocadas pela covid-19.

Denúncias de possíveis focos de descumprimento de medidas restritivas durante o Carnaval podem ser feitas pelo telefone 190, ou por meio do Whatsapp do Procon, pelo número: (81) 3181.7000.

Tags

Autor