CRIME

Polícia prende 17 suspeitos de homicídios ou tentativas de homicídio no Grande Recife

As detenções foram executadas durante a operação Dionísio

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 15/02/2021 às 11:31 | Atualizado em 15/02/2021 às 12:25
Notícia
X

Dezessete mandados de prisão foram cumpridos na sexta (12) e no sábado (13) contra suspeitos de cometer Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) tentados e consumados em localidades do Grande Recife. As detenções foram executadas durante a operação Dionísio, divulgada apenas nesta segunda-feira (15), que teve como ambientes operacionais as áreas integradas de segurança de Olinda, de Paulista e de São Lourenço da Mata.

A ação foi vinculada à Diretoria Integrada Especializada da Polícia Civil (DIRESP) e executada pela 7ª Delegacia de Polícia de Homicídios de Paulista, pela 9ª Delegacia de Homicídios de Olinda e pela 10ª Delegacia de Homicídios de Camaragibe/São Lourenço da Mata, todas integrantes da Divisão de Homicídios Metropolitana Norte (1ª DHMN).

As denúncias foram recebidas pelos poderes judiciários locais dessas três cidades, culminando no cumprimento de 17 mandados de prisão nesses dois dias. Existiam alvos prioritários, tanto em Olinda, quanto em Camaragibe e em Paulista. Alguns deles já estavam inclusos no sistema prisional e mesmo assim cometiam homicídios dentro do presídio", explicou o delegado Vitor Freitas.

Ainda há cinco alvos soltos, que, segundo Freitas, devem ser capturados ao longo desta semana. Os suspeitos não necessariamente possuem ligação entre si.

Um dos homicídios aconteceu em 20 de abril de 2020 em Paulista e foi qualificado por motivo fútil. "Houve uma discussão por causa de uma dívida de 400 reais decorrente da negociação de uma moto, onde um não pagou. Por conta dessa discussão, o alvo chamou alguns primos para matar a vítima no bairro de Nossa Senhora da Conceição. Os outros coautores foram presos pela Polícia Militar, também em cumprimento ao mandado de prisão, e toda dinâmica do crime foi investigada", contou o delegado Diego Jardim.

Outro suspeito preso teria sido o autor de uma tentativa de homicídio em Maranguape I em 18 de maio de 2020. O autor tentou matar o vizinho por causa de ciúmes com a esposa; ele achava que eles tinham um caso. Com isso, houve uma série de discussões que terminou na tentativa de homicídio com uso de arma branca, uma faca. Ele estava foragido desde então e foi capturado na última sexta em Paulista", relatou o delegado Daniel Lira.

A Polícia Civil de Pernambuco salientou que se tratam de prisões de "circuito integral", porque as respectivas Delegacias de Homicídios foram responsáveis pela investigação, indiciamento e, agora, cumprimento do mandado de prisão preventiva. Vinte e cinco policiais, entre delegados, escrivães, comissários e agentes de polícia foram mobilizados.

Tags

Autor