METEOROLOGIA

Sanharó, no Agreste, registra alto acumulado de chuva nas últimas horas; veja onde mais choveu em Pernambuco

O município amanheceu com as ruas alagadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 28/02/2021 às 10:05 | Atualizado em 28/02/2021 às 15:51
Notícia
X

com informações da TV Jornal Interior

atualizada às 14h29

As últimas 24 horas foram de muita chuva em vários municípios pernambucanos e em diferentes regiões. Em Sanharó, no Agreste, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou um acumulado de 97 mm até a manhã deste domingo (28), a maior chuva do Estado. Por meio de vídeos enviados à TV Jornal Interior, foi possível observar que a cidade ficou alagada. Uma senhora precisou ser levada nos ombros por moradores devido à quantidade de água.

>> Grande Recife sem chuva neste sábado mas ainda com muitos pontos de alagamentos

>> Chuvas fortes causam alagamentos e outros transtornos no Grande Recife nesta sexta-feira

>> Veja imagens da chuva desta sexta-feira (26) no Grande Recife

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sanharó, Eduardo Pereira, as chuvas no município tiveram início por volta das 15h30 e, entre 17h e 18h, ficaram mais fortes. As áreas mais suscetíveis à cheias são os bairros Salgado e Padre Noval. No Salgado, moradores colocaram os móveis em locais mais altos para evitar danos materiais, mas ninguém precisou sair de casa. Já no bairro Padre Noval, uma senhora e duas crianças ficaram desabrigadas. A residência onde moravam foi interditada permanentemente pela prefeitura porque oferece risco, e a família vai ser colocada em aluguel social.

A Defesa Civil informou que, no momento, a situação na cidade está tranquila. Nesta segunda-feira (1º), a prefeitura realizará uma força-tarefa de limpeza nas ruas do município e o cadastro das famílias atingidas.

REPRODUÇÃO DE VÍDEO
Segundo a Defesa Civil, apesar das fortes chuvas, apenas uma família ficou desabrigada - REPRODUÇÃO DE VÍDEO
 

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, choveu 68,60 mm entre o sábado (27) e este domingo. Já em São Lourenço da Mata e em Paulista, também na região metropolitana, foram registrados 46,72 mm e 39,57 mm, respectivamente. No município de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco, choveu 36,91 mm. Em Pedra, no Agreste, as chuvas chegaram a 34,06 mm. Abreu e Lima, Camaragibe, e Recife registraram chuvas de 33,60 mm, 32,36 mm e 27,09 mm, respectivamente.

Previsão do tempo

Segundo a Apac, a única região em que não deve chover ao longo deste domingo (28) é o Arquipélago de Fernando de Noronha. Na Região Metropolitana do Recife, o céu deve ficar parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da manhã e noite com intensidade moderada. A previsão se estende para a Mata Norte e Mata Sul. No Agreste, a previsão é de chuva isolada durante a tarde e noite. No Sertão de Pernambuco e no Sertão do São Francisco deve chover ao longo de todo o dia com intensidade fraca a moderada.

Temperaturas

Grande Recife - Mínima de 21° e máxima de 32°C;
Mata Norte - Mínima de 22°C e máxima de 32°C;
Mata Sul - Mínima de 22°C e máxima de 31°C;
Agreste - Mínima de 18°C e máxima de 34°C;
Sertão de Pernambuco - Mínima de 18°C e máxima de 34°C;
Sertão do São Francisco - Mínima de 21°C e máxima de 34°C;
Fernando de Noronha - Mínima de 26°C e máxima de 31°C.

Tags

Autor