Calendário de vacinação falso circula em redes sociais no Recife
Uma suposta tabela de vacinação da Prefeitura do Recife está circulando pelas redes sociais trazendo datas e faixas de idade para a vacinação. Mas as informações não são verdadeiras.
Uma mensagem de Whatsapp com um suposto calendário de vacinação da Prefeitura do Recife está circulando levando informação errada à população. O falso calendário traz datas do mês de março com faixas de idade dos 74 anos até os 55 anos, com diferença de apenas um dia para vacinação de cada grupo, o que obviamente não está correto. A mensagem traz ainda a logomarca do site Conecta Recife e manda a população "procurar o posto de saúde mais próximo", quando, na verdade, nenhum posto de saúde está aplicando a vacina contra a covid-19. A vacinação está sendo feita em 7 centros de vacinação e 9 pontos drive-thru na capital. Os endereços podem ser consultados no site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde confirmou que são falsas as informações desta mensagem de Whatsapp e alertou: "Qualquer notícia sobre a vacinação contra a covid-19 é divulgada nos canais oficiais da Prefeitura do Recife e do prefeito João Campos".
CADASTRO
No momento, a vacinação contra a covid-19 está na fase 1, disponível para pessoas a partir de 75 anos de idade e para profissionais de saúde da rede pública ou privada, não aposentados, acima de 65 anos. A medida que novas doses de vacinas vão chegando o calendário é ampliado.
A secretaria municipal de Saúde reforçou que é importante que a população, sobretudo idosa, faça o cadastro no aplicativo ou site Conecta Recife, para quando a vacinação chegar na sua faixa etária ser feito apenas o agendamento.
- Paulista, no Grande Recife, retoma campanha de vacinação contra a covid-19
- Jaboatão inicia cadastro para vacinação contra a covid-19 de idosos entre 75 e 79 anos; veja como
- Recife amplia vacinação contra covid-19 para idosos acima de 75 anos e abre mais pontos de imunização
- Vacinação: iniciativa privada só na espreita