saúde

Covid-19: Petrolina atinge 100% de ocupação nos leitos de UTI

Nesse domingo (7), o município atingiu taxa de ocupação de 100% nos leitos de UTI dos hospitais da rede pública de saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 08/03/2021 às 12:56 | Atualizado em 08/03/2021 às 14:18
Notícia
X

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou, nesse domingo (7), por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, que a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais da rede pública de saúde do município, que fica localizado no Sertão de Pernambuco, alcançou 100%. Com isso, os pacientes que precisam dos leitos já começaram a se acumular em uma fila de espera.

>> Taxa de ocupação das UTIs com doentes da covid-19 chega a 95% em Pernambuco, a maior de 2021

"Hoje encerramos todos os leitos que temos disponíveis e pior começamos a fazer fila de espera. Todos vocês sabem quais são as cenas dos próximos capítulos", disse o prefeito em vídeo. Na última sexta-feira (5), o JC já havia noticiado sobre a situação crítica em Petrolina, quando a cidade atingiu a marca de 95% dos leitos ocupados.

Na legenda do vídeo, o prefeito falou, ainda, que tem tentado ampliar as ofertas de leitos de UTI no município, mas que é uma tarefa difícil. "Tenho muita esperança de que conseguiremos abrir mais leitos nos próximos dias, mas feliz de verdade eu ficaria se ninguém precisasse deles. Entretanto, pessoal, isso não depende de mim; depende de cada pessoa entender a gravidade da pandemia e fazer a sua parte cuidando de si e cuidando do outro", disse trecho do texto.

Ao todo, Petrolina conta, atualmente, com 44 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados aos pacientes adultos com covid-19. Segundo o município, a cidade já teve cerca de 60 leitos de UTI. No entanto, alguns foram fechados por causa da baixa demanda de pacientes.

A cidade também afirma que pretende abrir novos leitos em breve, mas que, provavelmente, ficarão lotados rapidamente. Além da população do próprio município, Petrolina atende cerca de 50 cidades próximas dos estados de Pernambuco e Bahia.

Resposta da SES-PE

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) afirmou que tem monitorado a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência. Além disso, o órgão disse que, nos próximos dias, a rede 20 novos leitos de UTI serão abertos no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina.

Veja nota na íntegra:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta que tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência. Também tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada, o que tem possibilitado a oferta, atualmente, de mais de 2 mil vagas de UTI e enfermaria em todas as regiões pernambucanas. Importante destacar ainda que a Central de Regulação do Estado tem atuado para fazer os encaminhamentos necessários para os hospitais de referência e para demais leitos criados para o atendimento desses pacientes em todo o Estado.

Além disso, dentro do planejamento de abertura de novas vagas, nos próximos dias, a rede de saúde da IV Macrorregião de Saúde será reforçada com 20 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina. A SES-PE ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados e filantrópicos.

Por fim, a SES-PE ressalta que, neste momento de aceleração da doença no Estado, é preciso que todos reforcem a adoção do cuidado e respeitem as regras de prevenção, porque só assim será possível diminuir a aceleração da doença e a quantidade de pacientes com quadros graves da Covid-19.


 

 

Tags

Autor