EDUCAÇÃO

Com inscrições online, Vestibular Solidário da UFPE abre vagas para novos alunos

Quem se interessar terá até o dia 26 deste mês para se inscrever no processo seletivo que abriu novas 100 vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 12/03/2021 às 16:25 | Atualizado em 12/03/2021 às 17:20
Notícia
X

O Vestibular Solidário, projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que é oferecido de forma gratuita e tem o objetivo de preparar estudantes para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está com vagas abertas para o preenchimento de sua turma anual. Estão disponíveis 100 vagas, 20 delas são reservadas para transsexuais e travestis. 

As inscrições, disponíveis até o dia 26 de março, estão sendo feitas pela internet, por meio da plataforma Sympla e custam R$ 10. O público trans também tem direito a isenção da taxa de inscrição. Para isso, é preciso realizar uma solicitação pelo e-mail [email protected]

Podem se candidatar alunos terceiranistas e egressos da rede pública de ensino de todo o Brasil. Após realizar as inscrições, os candidatos também precisarão preencher um formulário socioeconômico, que deverá ser encaminhado com uma carta de intenção. Após essa etapa, os estudantes selecionados também precisarão passar por uma entrevista com os coordenadores do projeto.

Por causa da pandemia da covid-19, as aulas estão sendo realizadas de forma remota. Assim, uns dos itens necessários para os alunos que desejam assistir as aulas do pré-acadêmico é ter acesso à computador ou smartphone com boa qualidade de internet.  O resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 07 de abril, por meio do Instagram @vestibularsolidariope.

Em 2021, o projeto está comemorando 20 anos de atividades. Durante esse período, centenas de estudantes do Recife e Região Metropolitana foram ajudados a ingressar em instituições de ensino superior públicas e privadas. “Nossa intenção é fazer com que a educação seja mais acessível, mesmo diante das adaptações que tivemos que fazer para encarar a nova realidade que estamos vivendo”, explica a estudante de Letras Ediane Ramos, professora e coordenadora do projeto.

Tags

Autor