LUTO

Corpo de padre que morreu afogado ao socorrer duas pessoas em açude é enterrado nesta segunda (15)

O religioso era administrador da Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 15/03/2021 às 9:09 | Atualizado em 15/03/2021 às 9:32
Notícia
X

Com informações do repórter Berg Santos, da Rádio Jornal Caruaru

O padre Fernando de Lima Silva, de 39 anos, morreu afogado nesse sábado (13) ao socorrer duas pessoas em um açude em Serra Negra, Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Ele era administrador da Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, em Gravatá, também no Agreste. O corpo do religioso será sepultado às 10h desta segunda-feira (15) no Cemitério de Taquaritinga do Norte.

Segundo moradores do entorno do açude, um barco com uma criança de quatro anos e a mãe dela afundou, e, mesmo sem saber nadar, o religioso entrou na água. Ele teria conseguido primeiro tirar a criança da água, e depois voltou para resgatar a mãe. O padre conseguiu deixar a mulher às margens do açude, mas perdeu forças e acabou morrendo afogado.

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, cidade natal do padre, decretou luto oficial pelo falecimento dele. Como argumento, a gestão considerou "consternamento geral e o sentimento de solidariedade, que emerge pela perda de um Padre e cidadão exemplar, respeitável prestador de serviços à igreja e a sociedade e de ilibado espírito público", diz o texto.

"Fica decretado a partir de hoje (14), Luto Oficial no Município por três dias, pelo falecimento do Padre FERNANDO DE LIMA SILVA , que, em vida, foi exemplo de fé e coragem onde deu a vida ao socorrer duas pessoas por afogamento. “O bom Pastor dar a vida por suas ovelhas” (Jo10,11) esse era seu lema presbiteral. Parte, cumprindo sua missão aqui na terra", completa.

O padre Aluísio Ricardo, chanceler da Diocese de Caruaru, esteve no Instituto Médico Legal (IML) da cidade para fazer a liberação do corpo. "Para nós a notícia desse trágico acontecimento com nosso irmão padre Fernando foi muito marcante. Ele era muito querido em Gravatá e também por todos nós, padres da Diocese de Caruaru. Ele foi salvar vidas e acabou dando também a vida, porque o bom pastor é aquele que dá a vida pelas ovelhas, e ele conseguiu salvar duas vidas, e perdeu a sua", afirmou.

Por nota, a Diocese de Caruaru comunicou "com pesar, mas firmes na esperança da ressurreição" o falecimento do padre. "Que o Senhor conforte o coração de seus familiares, amigos, nosso Clero e toda a Diocese de Caruaru. Repouso eterno, dai-lhe, Senhor! E brilhe para ele a vossa luz", desejou.

Tags

Autor