FLEXIBILIZAÇÃO

Comércio tem movimentação intensa após retomada das atividades econômicas em Pernambuco

As atividades econômicas retornaram nesta quinta-feira (1º) em horário especial

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 01/04/2021 às 19:15 | Atualizado em 01/04/2021 às 21:56
Notícia
X

O primeiro dia de flexibilização das medidas de prevenção ao novo coronavírus em Pernambuco foi de intensa movimentação nas ruas do Centro do Recife e nos shoppings. Nesta quinta-feira (1°), teve início o novo Plano de Convivência com a Covid-19. Na Região Metropolitana, o comércio está autorizado das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos feriados, sábados e domingos. 

Na Rua da Palma, uma das principais da capital pernambucana, no bairro de Santo Antônio, muitas pessoas foram às compras. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), Fred Leal, a expectativa do retorno é grande. "Passamos esses quatorze dias de quarentena. Esperamos recuperar um pouco esse prejuízo. Não tem sido fácil para o comércio", comentou. 

Além disso, Fred ressaltou a necessidade de tanto os lojistas, funcionários e clientes cumprirem com os protocolos de segurança. "É importante ressaltar que temos feito campanha no sentido de, tanto o comércio quanto os lojistas e consumidores seguirem rigorosamente os protocolos. Máscara, álcool em gel, higienização, distanciamento, evitando aglomerações nas lojas para que não tenhamos que voltar ao fechamento do comércio", frisou. 

Nas academias da Zona Norte do Recife, o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) fiscalizou o cumprimento das medidas. Os estabelecimentos podem funcionar das 5h às 20h de segunda à sexta-feira, e das 5h às 17h nos fins de semana, com 30% da capacidade total.

 "Verificamos se as academias estão registradas no CREF, se tem profissional de educação física. A gente espera que todas tenham consciência para proteção não só dos alunos, mas também dos profissionais e a sociedade", disse o presidente do CREF, Lúcio Beltrão. 

O advogado Felipe Novaes, que pratica exercícios em uma academia do bairro das Graças, afirmou que as medidas são necessárias. "Está tudo mais organizado, menos aglomerado, com certeza me sinto mais seguro". 

Já na faixa litorânea, o movimento de pessoas foi tranquilo. O banho de mar e a prática de exercícios físicos individuais estão autorizados, mas barracas, cadeiras e similares ainda não foi permitido. De acordo com a  secretária executiva de Controle Urbano do Recife, Marta Lima, haverá fiscalizações em conjunto com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e a secretaria. "A diferença do decreto anterior para esse é que agora o pessoal está liberado à prática esportiva individual no calçadão e os quiosques da praia vão poder funcionar, mas de uma forma diferenciada. Porque eles não vão poder colocar banco, nem cadeira e nem vender bebida alcoólica", explicou. 

Movimentação nos terminais integrados

Informações da repórter Roberta Soares, do JC 

A flexibilização da quarentena em Pernambuco, a partir desta quinta-feira (1º/4), teve um leve impacto no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Análises preliminares dos terminais integrados e ainda sem comprovação - que só poderá ser obtida no fim do dia, quando a frota retorna às garagens - indicam que mais passageiros circularam nos ônibus no primeiro dia do novo plano de convivência com a covid-19. Mesmo assim, a demanda teria alterado muito pouco em relação ao período da recente quarentena, oscilando entre 45% e 46% do movimento de antes da crise sanitária, por exemplo.

Os dados são do Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano (CTM), gestor do sistema de ônibus, e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), operadores. O STPP começou a quinta-feira com um reforço na operação: 171 coletivos a mais nas ruas, ampliando a oferta do serviço nas linhas de maior demanda do sistema e que enfrentam diariamente superlotação nos horários de pico da manhã e da noite. A partir da segunda-feira (5/4), entrarão outros 29 coletivos, ampliando o reforço para 200 ônibus.

Entenda como será o funcionamento das atividades a partir de abril

  • Na Região Metropolitana do Recife, atividades econômicas funcionarão das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h nos sábados, domingos e feriados; 
  • No interior do Estado, atividades econômicas funcionarão das 05h às 20h nos dias de semana, e das 6h às 14h nos sábados, domingos e feriados;
  • Atividades físicas individuais nas praias podem ser retomadas no dia 5 de abril;
  • Escolas privadas de Pernambuco iniciam a retomada das aulas em 5 de abril. Já a rede estadual começam a voltar no dia 19 de abril; as da rede municipal, a partir de 26 de abril.
  • Celebrações religiosas autorizadas das 5h às 20h durante a semana e das 5h às 17h nos fins de semana e feriados;
  • Academias e similares poderão reabrir das 5h às 20h durante a semana e das 5h às 17h nos fins de semana e feriados, com 30% da capacidade;
  • Serviços de alimentação, lanchonetes, bares e restaurantes autorizados das 5h às 20h durante a semana e 9h às 17h nos fins de semana e feriados, com capacidade de 50%. Delivery, drive thru e pontos de coleta permitidos após as 20h durante a semana e 17h nos finais de semana;
  • Comércio varejista no centro e bairros poderão reabrir das 10h às 20h durante a semana e 9h às 17h nos finais de semana. Os estabelecimentos devem cumprir a determinação de um cliente a cada cinco metros quadrados no interior das lojas;
  • Escritórios comerciais e prestação de serviços poderão funcionar das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados, com capacidade máxima de 50% e distanciamento de 1,5 metro entre as estações de trabalho;
  • Shoppings centers e galerias comerciais seguem o horário da semana e finais de semana já determinados para o período, e devem respeitar a capacidade de um cliente a cada dez metros em circulação, e um cliente a cada cinco metros quadrados no interior das lojas.

Tags

Autor